quinta-feira, 19 de março de 2009

MERCADO DE TRABALHO NA CRISE MUNDIAL

Embora nosso Presidente tenha afirmado que a Crise Internacional não atingiria nosso país, ela está atingindo todos os segmentos de nossa economia.
Há algum tempo vem sendo desenvolvido um trabalho de incentivo à exportação, voltado para pequenas empresas, inclusive com facilidade de remessa ao exterior pelos Correios.
Algumas empresas, aliás, viviam exclusivamente deste filão de mercado e por sua estrutura pequena, foram as primeiras a quebrarem diante da crise.
Em seguida, as grandes empresas que dependem do mercado estrangeiro para vender ou comprar, pq inclusive a compra no exterior tb está dificultada, começaram a ser afetadas e pequenas empresas que dependiam delas como fornecedoras ou tomadoras de serviço e matéria-prima, e que ainda não tinham sido atingidas, e também profissionais liberais, que embora não dependessem diretamente delas, dependiam de seus empregados como geradores de renda, caso de advogados, médicos e até técnicos em segurança do trabalho.
Quando há uma grande recessão, como a atual, o primeiro a sentir o choque, sem dúvida, é o mercado de trabalho. Onde não há desemprego, ao menos diminuição da oferta de emprego há. O mercado de trabalho está encolhendo, e não porque o empregador assim quer, mas porque não tem como custear as despesas com o empregado.
As despesas inderetas com o empregado atingem se não a totalidade do salário, quase seu valor. A carga tributáriá é uma da maiores do mundo, fora despesas com treinamentos obrigatórios, manutenção diária de alojamentos e refeitórios, EPIs de boa qualidade, enfim as geradas na rotina de trabalho.
Em momento de crise, falar em demissão é algo obrigatório, pois a economia sentida pelo empregador é muito maior do que o simples pagamento a menos de salário.
Para garantir seu emprego, os especialistas indicam as seguintes atitudes:
1 - Não se desespere
2 - Não esqueça seus maiores aliados
3 - Cuide de suas finanças. Não faça dívidas a longo prazo e quite todas as que tiver o mais rápido possível. SE ficar desempregado é ruim, desempregado e com dívida é pior.
4 - Saia da zona de conforto
5 - Esteja preparado para mais sacrifícios
6 - Reavalie seu sucesso
7 - Pense como a empresa e procure não ser fator que iniba o crescimento dela, não tenha preguiça de trabalhar nem se recuse a aumentar a carga de atividade. Apresente idéias para que sua empresa consiga grandes lucros, diminua os gastos e iniba o desperdício. O empregador estará vendo quem o ajuda e quem o atrapalha. Seja proativo e mostre que você tem espírito de equipe, Faça o que puder para ajudar projetos ou tarefas. Quem não esta contra nós esta por nós... e isso faz diferença na hora da demissão.
8 - É hora de planejar.
9 - É hora de voltar às aulas. Torne-se um especialista no seu trabalho, não apenas “mais um funcionário”. Aprenda tudo o que for necessário para executar melhor o seu trabalho, gerando mais lucro para a empresa. Aprenda no mínimo mais uma língua. Normalmente, em crise, os demitidos são os que não se qualificaram ou ficaram parados no tempo pq as empresas querem os bons profissionais para si, não os entregam de bandeja para o concorrente.
10 - Estique as antenas. Pesquise quais as novas tendências de sua área e das tecnologias que envolve seu setor, até se tornar um especialista no assunto. Seu empregador vai preferir vc a alguém que não traz respostas para a empresa.
11 - Entre no time das soluções, não dos problemas. Trabalhe todo dia como se fosse seu primeiro dia de serviço. Não se atenha a fofocas, boatos ou diz-que-diz para não tornar insuportável a vida interna do local de trabalho. Não fique reclamando da vida. Em uma lista de demissões, os primeiros são os chatos, inúteis e que causam mal estar entre seus pares.
12 - Aceite o risco. Se não arriscar, não perde, mas não tem chance de ganhar.
13 - Circule mais, apareça. Amplie sua rede social dentro do departamento ou da empresa. Quanto mais pessoas conhecerem você e admirarem sua atitude, maiores as chances de conseguir uma transferência. Jamais fique no anonimato, não pense que você é insubstituível. Seu trabalho precisar ser notado e principalmente deve gerar resultados.
14 - Cuidado com a politicagem. Puxar saco não é solução, mas sim ser eficiente.
15 - Fique atento às oportunidades, mas não saia de seu emprego agora pq em caso de demissão, geralmente os empregados mais novos são os primeiros da fila de corte por questão de economia de verba rescisória. Atente para a oportunidade, mas a guarde como um coringa embaixo da manga, uma ajuda possível caso necessite.
16 - E se tudo der errado?
Bem... se o desemprego bater a sua porta, em primeiro não se desespere.
Não é o fim do mundo nem será eterna a crise, apesar dos prognósticos serem de grande duração.
Em 25 anos essa é a 5ª crise enfrentada pelo país, e como em outras, todos sobreviveram e tiveram oportunidade de recuperação.
No Brasil são 30 milhões de emprego e a previsão é que 1 milhão fique desempregado. Número alto, mas 29 milhões estarão empregados.
Pra isso, entretanto, é preciso fazer diferença diante do setor econômico.
Invista em si mesmo, se qualifique para o que está sendo exigido pelo mercado, pois embora a demissão esteja difundida, algumas empresas estão contratando, justamente aquelas que usam a crise para crescer, vêem a dificuldade como oportunidade de gerar renda e elas precisam de profissional diferenciado, com um padrão empreendedor não encontrado comumente no mercado, se assim fosse, ninguém quebraria.
Olhe a frente. Estamos acostumados a viver em função do presente ou futuro próximo. Se prepare para o futuro distante pq uma hora a crise irá embora e quem estiver fortalecido sairá ganhando, estará à frente de outros que apenas ficaram lamentando.
Vc tem algum talento? Invista nele. Procure usar seu know how para levantar dinheiro, com o menor gasto possível, afinal agora não é hora de grandes aventuras econômicas.
Não se sinta envergonhado ou deprimido.. Quando as demissões são causadas por circunstâncias externas, não há culpa de ninguém. E não se esconda. Passar horas pensando no que deveria ter feito, ou deixado de fazer, não vai ajudar em nada. Fale abertamente sobre sua demissão com quem quiser ouvi-lo. Dessa forma, além de se sentir mais aliviado, você informará a muita gente que está procurando um novo emprego.
Depois de solicitar o auxílio-desemprego, não fique parado. Se surgir uma possibilidade de um serviço temporário, ou como autônomo, aceite, mesmo que seja em outro ramo de atividade. Fazer cursos rápidos de aperfeiçoamento também é uma boa ideia. Além da atualização, permite incrementar o círculo de relacionamentos, que aumenta muito de importância em uma situação de pouco empregos disponíveis.

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom esse texto!

Anônimo disse...

Esse texto é muito bom e eu acabei pegano pats pra faz meu trabalho!