quarta-feira, 22 de abril de 2009

COMO AGIR NUM NEVOEIRO?

1. Tome as seguintes providências:
Reduza a velocidade do seu carro. Acenda os FARÓIS BAIXOS para que seu veículo fique mais visível; não é adequado somente o uso dos faroletes.
Utilize o espelho retrovisor para controlar o movimento dos veículos que vêm atrás e sinalize, por intermédio das lanternas traseiras, todos os movimentos que você tiver que fazer.
2. Procure apoios visuais.
Já que é impossível ver através da neblina, olhe só até onde ela permitir.
Procure sempre um ponto de apoio visual: a faixa central (amarela), faixas laterais (brancas) e olhos de gato. Nas estradas que não possuam estas sinalizações, como as secundárias, procure guiar-se pelo acostamento. Faróis de veículos em sentido contrário, também servem de apoio visual, mas não devem ser olhados de frente.
3. Procure apoios auditivos.
Evite tudo que possa desviar sua atenção. Conversa, rádio e cigarro podem quebrar a monotonia em situações normais, mas não na neblina. É recomendável buzinar de vez em quando para ser notado por pedestres e outros veículos. Fique atento aos sinais sonoros dos demais veículos, buzina, motor ou sirene. Ruídos de cascalho podem indicar que você esta saindo da pista para o acostamento, sem ter notado os apoios visuais.
Cuidados ao parar seu carro no nevoeiro: Havendo acostamento, ligue o pisca-alerta, abra o porta-malas e o capô, alem de colocar o triângulo de segurança no acostamento, a uns 40 passos de distância da traseira do veículo, junto ao limite da pista. Não havendo acostamento: só pare quando for realmente impossível prosseguir. Com um pneu furado, por exemplo, é melhor até perder o pneu do que deixar o carro parado na pista. Mas se tiver mesmo que parar, procure alertar os veículos que vierem de trás com o triângulo, e os da frente com galhos de árvore, sempre a 40 passos de distância. Não use pedras. Elas podem provocar acidentes. E não esqueça de retirar os galhos da pista, depois de resolvido o problema.

Nenhum comentário: