quarta-feira, 22 de abril de 2009

A EXPERIÊNCIA E O EXCESSO DE CONFIANÇA

A experiência é fator muito importante na prevenção de acidentes, no entanto, por mais incoerente que pareça, para algumas pessoas pode se tornar um fator de insegurança devido ao excesso de confiança .
Todos nós temos em menor ou maior grau certo medo ou receio de situações novas, entretanto, quando dominamos a situação, nos colocamos em desafio ao perigo e deixamos de usar daqueles cuidados e cautelas que usamos quando tínhamos menor domínio ou experiência na atividade.
O exposto pode ser observado com muita frequência em varias situações de nossa vida e, a exemplo disso, observe o motorista que acabou de receber sua habilitação. Normalmente respeita as leis de trânsito, as sinalizações e opera o veículo com mais cautela. Após seis meses de experiência já não é mais o mesmo e chega a colocar nas estradas brasileiras velocidade de 120 km/h e até mais. E acha que não é roda-dura!
Na empresa onde os riscos são grandes, quer seja pelo processo, produto ou máquinas, o trabalhador ao iniciar sua vida profissional, normalmente se sente assustado e preocupado com os riscos e quando bem orientado, cerca-se de cuidados e cautelas buscando a prevenção de acidentes, com o passar do tempo, o ambiente passa a fazer parte da rotina de vida, sua experiência profissional cresce e , apesar das vantagens que esta situação traz, ela pode ser também negativa porque ele pode adquirir um excesso de confiança, deixando de lado comportamentos seguros e praticando atos inseguros.
Concluindo, a experiência profissional ajuda na prevenção de acidentes desde que o trabalhador continue alerta e consciente dos riscos a que está exposto.

Nenhum comentário: