sábado, 18 de abril de 2009

Saúde: a importância da hidratação

Beber água é um hábito saudável que deve ser desenvolvido por todas as pessoas. Todos os organismos vivos apresentam de 50% a 90% de água em si. O próprio corpo humano é constituído em 70% por água que, em constante movimento, hidrata, lubrifica, aquece, transportam nutrientes, elimina toxinas e repõe energia, entre inúmeras outras utilidades. Preconiza-se o número de 1 copo de 200ml de água por hora em que se estiver acordado. Assim sendo, a ingestão de água deve ser independente da sede, constante e rigorosa. E não adianta deixar para tomar os 2 a 3 litros necessários diariamente de uma só vez.
É importante que você sempre consuma água de boa qualidade: água filtrada ou mineral.
As pessoas que não se hidratam ficam mais propensas a sofrer infecções, inflamações, conjuntivites, bronquites, enfraquecimento e queda de pêlos, impotência ou disfunções eréteis ou, no caso das mulheres, sangramentos vaginais. Atenção: uma forma de se observar se a quantidade de água é adequada, é observar a cor da urina, que deve ser incolor. Quanto mais forte, pouca ingestão de água está sendo feita.
Vale lembrar que é sempre bom evitar bebidas alcoólicas, ou não alcoólicas, que apesar de serem diuréticas evitam que se beba a água.
Evite também, a ingestão de água pelo menos meia hora antes do almoço, para não prejudicar a digestão.
O objetivo é alertar o colaborador a desenvolver este hábito, a fim de prevenir males à sua saúde.

Nenhum comentário: