segunda-feira, 3 de agosto de 2009

COMPORTAMENTO NO TRABALHO

Ética e educação no trabalho
• Cumprimente seus colegas e demais funcionários ao chegar e quando for embora.
• Seja tolerante e felixivel.
• Respeite a privacidade de seus colegas.
• Aja de acordo com seus principios e assuma suas decisões.
• Controle seu mau humor e lembre-se que todos têm problemas e o ambiente de trabalho não é o melhor lugar para discuti-los.
• Muito cuidado com as brincadeiras. Muitas pessoas sentem-se ofendidas com determinadas brincadeiras.

E-mail
O e-mail é uma ótima ferramenta de comunicação, porém é aconselhavel que você seja breve nas mensagens enviadas.
• Evite enviar correntes, piadas e arquivos com imagens pesadas. Isso só atrapalha a vida de quem recebe.
• Cuidado ao usar caps lock. Na comunicação eletrônica, palavras escritas em maiúsculas dão impressão de que você está gritando.
• Cuidado ao utilizar as caixas CC (em cópia) e BCC (cópia oculta).
• Copie seu chefe apenas no que for importante. Ele não precisa saber tudo o que você faz.
• Cuidado com as brincadeiras feitas pelo e-mail, elas poderão ser usadas contra você. Lembre-se que um e-mail é um documento.

Instant Messages
Essas ferramentas se bem utilizadas, agilizam as respostas pois elas desafogam os outros meios de comunicação como por exemplo o telefone. Portanto muitas empresas não fazem uso dessas ferramentas pois muitos funcionários as utilizam de maneira errada. Certifique-se sempre de que está enviando as mensagens para a pessoa certa.

Telefone
É uma ferramenta ideial para esclarecer mal entendidos e explicar com mais clareza suas ideias. Ao usar o viva-voz, lembre-se da politica de boa vizinhança. Não fale alto ao telefone, isso tira a concentração dos seus colegas de trabalho. Caso atenda um telefonema no aparelho do seu colega, procure se manter de pé e seja rápido. Evite invadir a mesa ou se instalar como se estivesse em seu lugar.

Reuniões
• Não chegue atrasado.
• Prepare-se para a reunião.
• Não seja afobado nas sugestões e perguntas.
• Não fique sussurando com outro colega.
• Preste atenção nas perguntas e sugestões de seus colegas para não repiti-las ou ser pergo de surpresa.
• Desligue o celular durante a reunião.
• Caso não possa comparecer à reunião, comunique que não poderá comparecer.
• Planeje bem quem deve participar da reunião. Evite chamar pessoas que não deveriam estar presentes.

Convivendo com o seu chefe
Seu chefe pode ser homem, mulher, mais novo ou mais velho que você. Nada disso importa, apenas o fato dele(a) ser seu chefe para poder orientá-lo ou ajudá-lo em qualquer situação de trabalho.
• Trate-o sempre com respeito, por mais intima que seja a relação, principalmente quando estiver na frente de outras pessoas.
• Leve os problemas e as possiveis soluções para o seu chefe, para não deixa-lo desinformado.
• Saiba escutar. Você poderá analisar a mesma informação sob uma ótica diferente.
• Aceite feedbacks. Eles podem ser importantes para o seu desenvolvimento.
• Seja pró-ativo e criativo. Discuta idéias novas que promovam beneficios para a organização.
• Seja positivo ao conversar sobre assuntos profissionais.
• Reconheça seus erros e procure entender os erros do seu chefe.

Relacionamentos Pessoais
Há empresas que não possuem regras que proiba relacionamentos pessoais entre funcionarios, mas algumas observações são importantes de se considerar:
• Você pode ter um namorado(a) na empresa, mas nao namorar na empresa.
• Problemas da vida particular do casal devem ser resolvidos fora da empresa.
• Se você se envolver emocionalmente com seu/sua chefe, é aconselhavel um dos dois mudar de área. Nessa situação converse com a sua linha gerencia e /ou seu RH para que a situação seja resolvida da melhor maneira.
• E o principal, seja discreto.

Rumores e fofocas
Rumores e fofocas se propagam com muita rapidez. A pessoa que propaga uma fofoca contribui para a degradação da imagem do colega, mas também prejudica sua própria imagem.
• Evite falar de sua vida com as pessoas que você não conhece.
• Afaste-se de fofocas.
• Evite comentar rumores.
• Fique de olhos abertos para não se envolver em assuntos constrangedores.
• Seja discreto e educado em situações dificeis.
• Colabore para levantar o "astral" e não degradar o ambiente de trabalho.
• Evigte falar mal de colegas ou da empresa onde você trabalha para o mundo interno e externo. A prática apenas despões contra você.

Roupas e aparência
Competência é importante, mas a maneira de se vestir conta e muito na soma dos pontos gerais.
Se você almeja ser uma pessoa de sucesso, tenha a aparência de uma pessoa de sucesso. A roupa de trabalho é diferente das escolhidas para o final de semana ou lazer. A roupa profissional tem a tarefa de passar o conceito da empresa e a credibilidade da pessoa que a usa. Portanto:

Evite saias curtas e decotes.
Use roupas discretas e adequadas. Simplicidade e discrição caem bem em qualquer ambiente.
Cuide de sua higiene pessoal.

Estacionamento
Muitas empresas sofrem com a falta de espaço nos estacionamentos, causando uma falta de vagas para alguns funcionários.
• Tome cuidado na hora de estacionar e abrir a porta de seu carro. Lembre-se que muitas vagas são proximas e você pode bater no automóvel de outro funcionário.
• Não discuta com os manobristas nem com os seguranças. Se você tiver algum problema ou sugestão, entre em contato com a área responsável.
• Se as vagas de estacionamento interno terminarem, não forme filas na porta do estacionamento, procure outro lugar para guardar seu carro. Alem de atrasar o seu trabalho, você atrapalha o trânsito de pessoas e de carros no local.
• Respeite o limite de velocidade.

Restaurante
• Não demore muito na escolha do prato. Atrás de você existem mais pessoas que querem escolher sua refeição.
• Em restaurantes onde se faz uso de bandejas, cuidado ao retirá-la. Podem existir pessoas ao seu redor e você pode machucá-las se esbarrar a bandeja nelas. E cuidado também para não esbarrar a bandeja nos alimentos das pessoas.
• Nas filas de pesagem, pagamento, devoluções das bandejas ou pratos, ande conforme o fluxo.
• Peça e pegue apenas o necessário para sua alimentação.
• Evite ficar parado nos corredores dos restaurantes, entre as fileiras das mesas. As pessoas atrás de você precisam passar.
• Evite ficar conversando por muito tempo, após o termino das refeições nas mesas do restaurante. Outras pessoas podem estar procurando mesas para iniciar o almoço.
• Separe o material reciclável. Jogue-os respeitando os recipientes adequados que estão disponíveis.

Banheiro
• Evite molhar o chão do banheiro quando for escovar os dentes.
• Ao escovar seus dentes não deixe a pasta cair fora da pia do banheiro.
• Ao pentear os cabelos, não os jogue dentro da pia nem dentro do vaso sanitário.
• Utilize o cesto de lixo para descarte de absorventes e outros mateiriais, como papel higiênico. Além de criar um aspectro ruim, eles podem entupir o vaso.
• Não jogue papel no chão.
• Dê sempre a descarga.

Elevador
• Alguns elevadores estão programados para não pararem no andar caso ele esteja com a sua capacidade de peso no limite máximo. Se o elevador parou no seu andar e aparenta estar lotado, peça para as pessoas darem um passo para trás. Se ele paroi é porque ainda tem capacidade.
• Não aperte os dois botões (subir e descer). Pressione apenas o botão que corresponda à direção que você quer ir.
• Não bloqueie a porta dos elevadores. Libere espaço para a entrada e saida de pessoas.
• Não segure a porta do elevador para terminar um assunto ou esperar um colega.
• Não fale alto no interior do elevador.
Cuidado com o que você fala no interior do elevador

Um comentário:

Ana disse...

Muito bom esse tema de DSS.
Obrigada.