terça-feira, 22 de setembro de 2009

SIPAT - SEMANA INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES DE TRABALHO

É uma semana voltada à prevenção, tanto no que diz respeito a acidentes do trabalho quanto a doenças ocupacionais. É uma das atividades obrigatórias para todas as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes do Trabalho, devendo ser realizada com freqüência anual.
A Legislação da SIPAT está prevista na Portaria nº 3.214, NR-5, item 5.16 "Atribuições da CIPA - letra O: “Promover, anualmente, em conjunto com o Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho –SIPAT”.
OBJETIVOS
Orientar e conscientizar os funcionários da SUA EMPRESA sobre a importância da prevenção de acidentes e doenças no ambiente do trabalho. Fazer com que os funcionários resgatem valores esquecidos pelo corre- corre do dia-a-dia, ou seja, não só tenham idéia de segurança, mas que também pratiquem segurança.
Na SIPAT, os assuntos relacionados com saúde e segurança do trabalho são evidenciados, buscando a efetiva participação dos funcionários envolvendo, também, os diretores, gerentes e familiares se possível.
A SIPAT não deve ser vista como mero cumprimento da legislação, mas sim como a continuidade dos trabalhos voltados para a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, onde a lucratividade está na promoção da saúde, aumento da produtividade e na valorização da vida.

CONCLUSÃO
Diante do exposto acima, vê-se claramente que a SIPAT, é um evento de cunho agregacional, onde os palestrantes podem ser internos e/ou externos, além de palestras, pode haver:
• Jogos
• Concursos de frases, poesia
• Dia da família na empresa
• Depoimentos de funcionários
• Premiação de funcionários destaque em prevenção
• Verificação da pressão arterial
• Verificação do Indíce de Massa Corporal (obesidade)
• Etc, etc.
Tudo isto não está escrito na lei, depende muito da criatividade de cada um e do envolvimento da equipe responsável pela execução da SIPAT. Espalhar cartazes, é missão do dia-a-dia, e estão disponíveis nos diversos órgãos públicos, sobre os mais variados temas, sendo eles, boas fontes de alerta e educação, podem também se confeccionados por funcionários ou por seus filhos.

SUGESTÃO
Para que a SIPAT, não atrapalhe as metas da empresa, o interessante é que seja programada para ocorrer naquela época do ano em que o ritmo de produção seja menor.

Altair Ramos/TST

Nenhum comentário: