sábado, 28 de novembro de 2009

SÍNDROME DA VISÃO DO USUÁRIO DO COMPUTADOR

COMPUTER VISION SINDROME

A Computer Vision Sindrome é o cansaço visual associado com o uso prolongado do computador. Pacientes com CVS podem apresentar:
· Irritação ocular
· Vermelhidão
· Coceira
· Sensação de olhos secos ou lacrimejamento
· Fadiga (cansaço ocular)
· Desconforto visual
· Embaçamento
· Visão dupla
· Sensibilidade à luz (Fotofobia)
· Sensação de peso nas pálpebras ou na fronte
· Dificuldade em conseguir foco tanto para perto como para longe
· Outras : Enxaqueca, dores lombares e espasmos musculares.
· Mal estar e dor de cabeça
· Comprometimento da visão de cores
· Halos ao redor de objetos
Apesar desta sintomatologia, não existe nenhuma evidência que o uso do computador possa causar alterações na visão. Segundo testes em laboratórios americanos, os monitores emitem mínima ou nenhuma radiação prejudicial. De fato, a quantidade de radiação ultravioleta produzida por estes é menor que a produzida por iluminação fluorescente. Mas a utilização excessiva de monitores de computadores pode acarretar problemas para a saúde em geral, incluindo a saúde ocular. Muitas pessoas apresentam leves alterações visuais que não causam sintomas quando estão executando tarefas visuais menos exigentes. A nossa visão não foi criada para encarar uma tela de computador por muitas horas. Os monitores de computador, assim como as televisões, são formadas por pixels (minúsculos pontos) nos quais os olhos não conseguem foco. O usuário de computador tem que: focar, refocar, focar e refocar; para manter as imagens bem nítidas e definidas, isto resulta em tensão na musculatura dos olhos. Alem disso, com o uso prolongado do computador, ocorre uma diminuição da freqüência do piscar, causando olhos secos e doloridos. Resultando em dores de cabeça e no pescoço.
Nem todos os sintomas ocorrem por causa da tela do computador. Outros fatores externos como, falta de iluminação, má localização da iluminação, tela suja, posição imprópria do monitor além de problemas oculares preexistentes.
Qualquer pessoa que passe aproximadamente duas horas por dia usando um computador poderá desenvolver a CVS. Aproximadamente um em cada quatro pacientes reclama dos monitores. A causa desses sintomas são umas combinações de fatores como: Problemas visuais (Miopia, hipermetropia, astigmatismo, presbiopia, olho seco etc..); condições inadequadas de uso ( iluminação, posição ); hábito impróprio de uso do computador ( várias horas de uso sem descanso ).
Quando trabalhando no computador, existem certas medidas preventivas que podem reduzir o cansaço visual como:
· Posicione o monitor 50 a 60 centímetros dos olhos;
· O topo do monitor deve estar à altura dos olhos ou ligeiramente abaixo;
· Se você usa documentos junto ao computador, procure mantê-los perto da tela (como com pranchetas com apoio ou suportes presos diretamente da lateral do monitor ). Estes procedimentos minimizam o movimento da cabeça e dos olhos;
· Ilumine bem a sala do computador;
· Piscar voluntariamente;
· Minimize os reflexos na tela, alterando a posição do monitor ou das luzes;
· Evite o ofuscamento. Cuidado com luzes incidindo direto sobre os seus olhos (como luminárias de mesa);
· A tela do computador é uma grande coletora de pó e deve ser limpa freqüentemente para melhorar a visibilidade.
· Se necessário, utilize um filtro anti-reflexo na tela do computador;
· Descansos periódicos são importantes. O uso do computador requer longos períodos com cabeça, olhos e corpos imóveis, o que costuma ser fatigante.
· Uso de óculos se necessário. Para continuar usando tranqüilamente o seu computador, é importante procurar seu oftalmologista para verificar se não esta com problemas oculares ou necessitando de óculos ( ou de óculos novos ).
· Uso de lágrimas artificiais, indicada por oftalmologista, principalmente em locais com ar-condicionado e pouca iluminação.
· Pacientes submetidos a cirurgia refrativa e usuários de lente de contato devem ser orientados para não terem os seus sintomas agravados diante dos monitores.
Algumas pessoas notarão temporariamente que objetos brancos ou pretos parecerão tingidos após o uso de computador (efeito McCollough). Estas cores geralmente são complementares (opostas) às cores dos caracteres ou imagens do monitor. Não são sinais de doença ocular, de lesão nos olhos ou de cansaço visual.
Existem óculos especiais para uso de computador que, nada mais são do que filtros, semelhantes àqueles colocados na tela do computador.. Em certas situações, principalmente em pessoas de mais idade, que utilizam óculos para perto ou bifocais, existe a necessidade da prescrição de óculos adequados para o uso de computador. Estes não são óculos especiais, simplesmente são adaptados para a distância do monitor.
O seu oftalmologista pode prescrever os óculos corretos para você. Além do exame oftalmológico, ele poderá diagnosticar. Se o desconforto que você sofre com o uso do computador é devido ao simples cansaço visual (que não traz outros problemas), ou se outras doenças estão presentes.
Um estudo publicado pelo National Institute of Occupational Health and Safety ( NIOHS ) revela que cerca de 90% dos trabalhadores que passam mais de três horas por dia diante dos computadores apresentam algum problema ligado a visão, fato esse que pode interferir no próprio desempenho dos trabalhadores e reforça a tese de que a educação visual deve ser intensificada e aprimorada pelos oftalmologistas. O profissional que não enxerga bem acaba comprometendo todo o seu trabalho.

Nenhum comentário: