terça-feira, 8 de dezembro de 2009

COMPUTADOR E ERGONOMIA

Como a ergonomia atua no uso do computador?
Atualmente, o uso do computador nas indústrias é uma realidade presente e necessária. A intervenção ergonômica no ambiente de trabalho é importante, juntamente com outras ações de promoção de saúde nas empresas, para a diminuição de sintomas de dor e desconforto, e consequente redução do índice de afastamentos envolvendo usuários de computador. As medidas de prevenção e intervenção atuam diretamente na adequação da postura corporal do usuário de computador, determinando um resultado satisfatório para a política de gestão de saúde e segurança do trabalho das indústrias.
A ergonomia tem o objetivo de melhorar as relações entre o homem e o seu ambiente de trabalho, incluindo os equipamentos utilizados para a execução de suas tarefas, como o computador. Sendo assim, pode-se dizer que a utilização de equipamentos ergonomicamente adequados é de importância fundamental quando se trata da saúde e conforto dos usuários de computadores.

Quais os benefícios alcançados através de uma correta intervenção ergonômica no uso do computador?
O desenvolvimento de uma boa ergonomia entre o homem e o computador pode proporcionar a redução no tempo de aprendizado das tarefas, aumento na velocidade de execução das mesmas, diminuição na incidência de erros e aumento da satisfação do empregado durante a realização do seu trabalho.

Quais os efeitos prejudiciais do uso inadequado do computador?
O uso do computador sem a correta adequação ergonômica do posto de trabalho é prejudicial à saúde do empregado, sendo um fator de risco importante para o desenvolvimento de doenças ocupacionais comuns a esta função, realidade que interfere negativamente no ritmo operacional das indústrias.
A utilização de computadores nas empresas é realizada quase sempre de modo inadequado, por longos períodos de tempo e em atividades repetitivas. O esforço visual, o uso do teclado e mouse e a manutenção da postura sentada por tempo prolongado, provocam a sobrecarga e tensão em músculos de várias partes do corpo, ocasionando dores, principalmente no pescoço, ombros, punhos e mãos, joelhos e costas.
Quando se trabalha no computador por muitas horas seguidas pode ocorrer fadiga ocular e mental, dores musculares e tendinites. O uso prolongado do computador pode ainda causar dores nas costas, ardência nos olhos, dor nas mãos, inchaço nos cotovelos e problemas no ombro.

Quais são as características do posto de trabalho que estão relacionadas ao uso adequado do computador?
Existem algumas características relacionadas ao posto de trabalho dos usuários de computador que devem ser analisadas e alteradas, através da intervenção ergonômica, se necessário. Entre elas, destacam-se:
•Monitor – o limite superior do monitor de vídeo deve estar posicionado bem em frente aos olhos do usuário, a uma distância de pelo menos 40 centímetros para se evitar problemas de vista. A distância entre o monitor e qualquer documento que precise ser consultado durante o trabalho deve ser a menor possível, de modo a evitar movimentos desnecessários do pescoço.
•Cadeira – é o principal item a ser analisado para quem utiliza o computador por longos períodos durante o dia. A cadeira ideal deve possuir apoio para a parte inferior das costas (região lombar), rodízios e partes ajustáveis às características físicas de cada usuário, como por exemplo, o encosto e a altura do assento.
•Teclado e mouse – o teclado e o mouse devem estar posicionados na altura dos cotovelos. São dispositivos que influenciam diretamente a saúde do trabalhador, aumentando ou diminuindo a fadiga muscular. Devem ser utilizados teclado e mouse ergonômico, incluindo apoio para os punhos, com o objetivo de diminuir o esforço realizado pelos membros superiores. A base para o teclado e mouse deve ser regulável e posicionada na altura da cintura, permitindo que a mão e o antebraço fiquem alinhados.
•Posição das mãos – durante o trabalho é importante que o punho fique reto, podendo ser utilizados apoios para os cotovelos. Os dedos devem estar levemente flexionados durante a digitação e os braços devem permanecer junto ao corpo.
•Posição dos pés – a posição dos pés também é uma recomendação importante para o relaxamento dos músculos e para melhorar a circulação do sangue nas pernas. Portanto, os pés devem estar bem apoiados no chão ou deve-se adotar um apoio. O apoio para os pés deve ser utilizado principalmente quando não se consegue apoiar corretamente os pés no solo.
•Iluminação – os ambientes mais adequados para o trabalho com computador são aqueles bem iluminados, preferencialmente pela luz do sol. A fonte de luz não deve nunca estar localizada atrás do usuário, evitando reflexos na tela. A iluminação artificial deve vir preferencialmente de cima e um pouco atrás do monitor. A luminosidade e o contraste da tela também devem ser regulados, evitando esforço visual desnecessário.

Veja mais sobre este assunto
Resultado da Intervenção Ergonômica em Usuários de Computador.
:http://www.inicepg.univap.br/INIC_07/trabalhos/saude/inic/INICG00434_01O.pdf

Análise da Postura de Trabalho com Computador.
http://www2.ufpa.br/rcientifica/artigos_cientificos/ed_09/pdf/rev_cie_ufpa_vol7_num1_cap1.pdf
Crédito das imagens:
Fig. 01. Postura Adequada ao Computador.
http://www.univap.br/campi/cipa/dica_0001.php

Fig. 02. Dicas Práticas para o Usuário de Computador.
http://www.bauru.unesp.br/curso_cipa/4_doencas_do_trabalho/computador.htm

Nenhum comentário: