terça-feira, 19 de agosto de 2008

SIMBOLOGIA DE RISCO DOS PRODUTOS QUÍMICOS

Todo produto ou substância química que apresentar risco deve trazer em sua embalagem e ficha técnica, bem como veículo de transporte, símbolo que permita identificar o tipo de risco que sujeita aquele que o manipula.
O Brasil segue a simbologia usada pela Comunidade Européia, a qual também é adotada e difundida pela ONU, com objetivo de padronizar e facilitar a identificação do risco de cada produto químico, independente da cultura ou língua do manipulador da substância.
Esta classificação divide os produtos químicos em 4 categorias de risco:


Substâncias que podem causar fogo ou explosão:

Explosivo: Substância ou mistura sólidas, pastosa, líquida ou gelatinosa pode reagir de forma exotérmica (com liberação de calor e rápida formação de gases) e sob efeito de confinamento parcial ou calor, vir a explodir.


Comburente/Oxidante: Substâncias ou misturas que, em contato com outras, em geral inflamáveis, produzem reação fortemente exotérmica;


Extremamente Inflamável: Substâncias ou misturas líquidas que tenham ponto de fulgor inferior a 0 C e ponto de ebulição a 35 C; e substâncias ou misturas gasosas cuja temperatura e pressão normais sejam inflamáveis no ar.

Facilmente Inflamável: Substâncias ou misturas que podem aquecer-se e inflamar-se no ar temperatura ambiente, sem interferência de qualquer tipo de energia; quando sólidas podem inflamar-se facilmente após breve contato com uma fonte de ignição e continuam queimando após a retirada da referida fonte; quando líquidas o ponto de fulgor é inferior a 21 C, ou em contato com água ou ar úmido desprende gases extremamente inflamáveis

Substâncias que são perigosas saúde


Muito Tóxica: substâncias ou misturas que, por inalação, ingestão ou penetração cutânea, mesmo em quantidade irrisória, podem provocar efeitos agudos e crônicos, inclusive a morte.

Tóxica: substâncias ou misturas que, por inalação, ingestão ou penetração cutânea em pequena quantidade podem provocar efeitos agudos e crônicos, inclusive a mort


Nocivo: Substâncias ou misturas que, por inalação, ingestão ou penetração cutânea podem provocar efeitos agudos e crônicos, inclusive a morte. Nesta classe est o incluídas as substâncias sensibilizantes.

Substâncias corrosivas ou irritantes


Corrosiva: substâncias ou misturas que em contato com tecidos vivos podem exercer uma aç o destrutiva dos mesmos.

Irritante: substâncias ou misturas n o corrosivas que podem provocar uma reação inflamatória na pele ou mucosas em função de contato breve, prolongado ou repetido.

Perigosas ao Meio ambiente



Perigosa ao Meio ambiente: substâncias ou misturas que apresentam ou possam apresentar perigo imediato ou futuro

Um comentário:

Unknown disse...

gostei do de trabalho fiquei facinado pelos simbolos...