sábado, 18 de abril de 2009

COMUNIQUE-SE

Para nossa empresa, a comunicação é a principal ferramenta para estabelecer parcerias e comprometimentos entre todas as pessoas, independente de seu nível dentro da organização.
Sempre é tempo para melhorarmos o sistema de comunicação, primeiro para manter o estímulo à motivação e ao comprometimento e segundo para consolidar o processo de melhoria contínua.
Quanto melhor for a comunicação, maior será a possibilidade de acerto e melhor será o acompanhamento dos resultados alcançados.
Para uma boa comunicação é necessário que se garanta os seguintes critérios:
Estabelecer um ambiente de cordialidade e receptividade permanentemente;
Cultivar o respeito entre pares, líderes e liderados;
Saber ouvir é o primeiro passo, é fundamental;
Ninguém é tão auto-suficiente que não precise aprender nada, e ninguém é tão deficiente que não possa contribuir com nada;
As idéias é que devem brigar, as pessoas não;
Todas as pessoas têm valores que precisam ser preservados e o comportamento, caminho comum final, deve ser permanentemente estimulado ao crescimento, ao comprometimento e ao desenvolvimento;
Não há boa idéia que nasça pronta, as grandes idéias são aquelas que podem ser melhoradas continuamente;
Não há apenas mão de obra e sim mão, mente e espírito;
Homem é o começo, o meio e o fim de todo o processo produtivo, por isso, se não há comunicação, não há mudança alguma se o homem não quiser.
Diante do que vimos, para qualquer processo de desenvolvimento é necessário acima de tudo que se saiba onde se quer ir e como chegar lá. Para isso, a comunicação é a principal ferramenta, o método mais eficaz, mais prático e mais produtivo.
"Comunique-se, viva melhor, vale a pena!"

Nenhum comentário: