sábado, 18 de abril de 2009

DOR DE CABEÇA

Dor de cabeça é definida como a presença da sensação dolorosa na cabeça, pescoço e face. Existem mais de 150 tipos diferentes de dor de cabeça sendo que as mais comuns são as primárias.
As cefaléias, nome científico das dores de cabeça, podem ser primárias ou secundárias.
As cefaléias primárias são aquelas causadas por distúrbios bioquímicos do próprio cérebro que levam à dor por mal funcionamento de neurotransmissores e/ou seus receptores. O exemplo mais comum é a enxaqueca: dor de cabeça manifestada em crises com duração de 4 a 72 horas.

RECOMENDAÇÕES PARA OS PACIENTES COM ENXAQUECA
Consistem basicamente em evitar os fatores que pioram uma crise de dor. São eles:
Alimentares: Alguns alimentos contém substâncias que devem ser evitadas pois comprovadamente são responsáveis pelo início da crise, exemplo queijos, enlatados, chocolates, vinhos, café, chá, refrigerantes a base de cola, cervejas, chope, aguardentes, uísque. Obs.: Jejum prolongado (maior que 5 horas) também é relatado como importante fator desencadeante da dor.
Hábitos de Sono: Sono irregular, com maior número de horas que o necessário ou insônia.
Ambientais: Variações bruscas de temperatura e umidade, ingestão de líquidos excessivamente gelados quando o orgasnismo está aquecido ou suando muito,
Emocionais: O estresse é sem dúvida um importante fator que pode deflagrar a crise de dor, principalmente em situações de ansiedade, excitação preocupações ou desafios.

As cefaléias secundárias, causadas por problemas em quaisquer regiões do corpo, podem ter inúmeras causas. Tumores cerebrais, meningites, auneurismas, problemas dos olhos, ouvidos, garganta e até um simples resfriado podem ser responsáveis por dores de cabeça secundárias..

Nenhum comentário: