terça-feira, 21 de abril de 2009

CONSCIÊNCIA DE SEGURANÇA

Relendo nossas estatísticas de acidentes, temos notado que a maioria dos acidentes que tem ocorrido em nossa superintendência, poderiam ter sido facilmente evitados. POR QUE NÃO FORAM EVITADOS?
A espinha dorsal da Segurança do Trabalho é, e sempre será a prevenção.
Quando surgiu a Segurança do Trabalho no Brasil, todos os trabalhos eram realizados, principalmente em cima dos acidentes ocorridos. Ou seja, o acidente ocorria e só depois da ocorrência do mesmo, e que se entrava o aspecto segurança. Trabalhava-se principalmente em cima dos EFEITOS. Era um erro muito grande, pois com essa diretriz, muitas vidas foram ceifadas do nosso convívio, e muitos outros trabalhadores ainda se encontram deitados em seu leito, inválidos para o trabalho.
Segurança se faz procurando identificar os problemas, observando-se os trabalhos no dia a dia, analisando-se para depois de ter todos esses dados na mão, propor um plano de ação que procure evitar durante a realização do trabalho, a ocorrência dos acidentes.
Quais as ferramentas que usaremos?
Sem dúvida nenhuma a CONSCIENTIZAÇÃO através do TREINAMENTO do homem, adaptando-o a sua atividade. Um trabalhador conscientizado e bem treinado para a função que vai exercer já é um grande passo para se evitar os infortúnios do trabalho.
Vamos trabalhar preparando nossa espinha de peixe (MASP), pois como aprendemos, PROBLEMA É UM AVISO e a mudança comportamental se faz necessária.

Nenhum comentário: