terça-feira, 21 de abril de 2009

REAÇÕES EMOCIONAIS DO ACIDENTE DE TRABALHO

Observa-se uma preocupação cada vez maior com a Segurança no trabalho, conseqüência do alto índice de acidentes em nosso país, tido como campeão mundial de acidentes no trabalho. Essa preocupação se deve também aos prejuízos causados pelos acidentes ao trabalhador, à sua família, à empresa e à sociedade. Um aspecto que deve ser considerado são os fatores emocionais envolvidos nos acidentes.
As síndromes de stress agudas e crônicas, ocorridos após traumas físicos e emocionais constituem importantes problemas de saúde pública e possuem significativas implicações médico-legais.
São vários os fatores que predispõem o indivíduo a um acidente. O fator humano possui um papel relevante no determinismo dos acidentes do trabalho.
O afeto e interesse que o indivíduo coloca no trabalho, o ambiente de trabalho, a monotonia e a repetitividade das tarefas as relações com superiores, são todos elementos importantes que devem ser considerados no exercício de qualquer atividade, principalmente as atividades que envolvem riscos, pois podem levá-lo a desconsiderar medidas de segurança necessárias para executar tarefas de riscos.
Existem fatores relacionados com o meio ambiente físico: iluminação, ventilação, temperatura, ruídos, máquinas e instrumentos que devem ser considerados. Por exemplo, se a pessoa sentir-se desconfortável, a sua atenção e concentração estarão diminuídas, o que por si só aumentar o risco, principalmente se a função exercida exige respostas motoras, rápidas e precisas.
Ao lado dos fatores patológicos do ambiente do trabalho, temos que agregar fatores análogos fora do mesmo. Conflitos afetivos desconfortável, a sua atenção e concentração estarão diminuídas, o que por si só aumentar o risco, principalmente se a função exercida exige respostas motoras, rápidas e precisas.
Ao lado dos fatores patológicos do ambiente do trabalho, temos que agregar fatores análogos fora do mesmo. Conflitos afetivos familiares, responsabilidade domésticas, escassos contatos sociais.
Todos os fatores acima podem diminuir as condições necessárias na execução de uma tarefa que envolve riscos. Certas condições na indústria atuam somente como fatores precipitantes de características individuais.
O acidente do trabalho pode ser considerado como um evento traumático de maior ou menor intensidade.
A resposta imediata ao acidente pode ser um estado de calma, seguido de sonho angustioso, sensação persistente de angustia, instabilidade emocional e intelectual, transtornos cardiovasculares.
A reação de um indivíduo a uma alteração de imagem corporal devido a traumas físicos pode causar grandes transtornos principalmente quando se trata de órgãos de grande importância. Ex. Seios; olhos; órgãos sexuais; etc. isso pode levar o indivíduo a um estado de depressão constante, fazendo com que o mesmo regrida além do necessário indispensável para que se submeta aos cuidados médicos.
Como podemos ver e analisar as ocorrências dos acidentes de trabalho podem nos levar a grandes transtornos e o melhor remédio recomendado é a PREVENÇÃO!
Pesquisa: Revista Proteção nº 11.

Nenhum comentário: