terça-feira, 12 de maio de 2009

Dicas para minimizar os efeitos do frio

No Brasil, na maioria das vezes o frio não impede a execução de tarefas ao ar livre. Entretanto, dependendo da época do ano, região, altitude, situação atmosférica e turno que o trabalhador está desenvolvendo suas tarefas, o frio poderá causar muitos prejuízos a saúde. Nesses casos, considere as seguintes dicas para minimizar os efeitos do frio:
Faça uma série de exercícios de aquecimento antes de iniciar suas atividades laborais, quando o trabalho a ser executado exige atividade física.
Vista múltiplas camadas de roupas. Quando o uniforme da empresa ou a vestimenta escolhida pelo próprio trabalhador não for suficiente para eliminar o frio, utilize tecido absorvente de algodão junto ao corpo. A lã é um bom isolante e o ajudará a reter o calor corporal mesmo quando molhado. O nylon quebra-vento é bom para ser usado sobre as outras roupas e pode ser retirado e enrolado na sua cintura se você não necessitar mais usá-lo.
Certifique-se de que a sua cabeça e pescoço estão bem protegidos já que um grande volume de calor corporal é perdido nestas áreas.
Proteja suas extremidades da exposição para prevenir ulceração produzida pelo frio. Nos estágios iniciais, irá perceber uma sensação de queimação na pele cuja cor ficará vermelha, roxa e então branca. Se você notar uma área sensível e branca saia do frio imediatamente e procure um médico.
Proteja-se do vento sempre que possível.
Lembre-se que qualquer tipo de terreno fica perigoso quando coberto por uma fina camada de gelo ou neve, podendo causar algum tipo de acidente. Quando a atividade laboral for realizada próximo a rodovias, redobre sua atenção porque o gelo na pista poderá provocar derrapagem dos carros.
Conheça os sintomas iniciais de hipotermia; uma sensação de desorientação, perda da coordenação das mãos, fala confusa e dificuldade de caminhar. Se você estiver tremendo, procure logo um lugar quente. Observe se os seus companheiros de trabalho apresentam algum sinal de problema provocado pelo frio.
Quando a roupa estiver molhada, remova-a imediatamente, pois ela aumenta o risco de algum problema provocado pelo frio.
Lembre-se de que repor líquidos também é importante quando está frio. Nos dias de temperatura baixa, o consumo de chás e outros líquidos quentes ajuda a hidratar e regular a pressão arterial.

Nenhum comentário: