sábado, 2 de maio de 2009

EXAME TOXICOLÓGICO RIAH

. O que é o exame toxicológico RIAH?
RIAH é o nome comercial dos exames toxicológicos baseados em análise de queratina (cabelos ou pelôs realizados pela Psychemedics Corporation, considerados o estado de arte em testes para detecção do consumo de entorpecentes.
O exame toxicológico RIAH é fruto de décadas de pesquisas dos laboratórios de Marinha de Guerra norte-americana (US NAVY) que buscava um exame toxicológico de alta efeciência, depois de constatarem a alta incidência de acidentes graves - entre outros problemas - entre usuários de drogas após os anos 70.
Comercialmente o RIAH foi disponibilizado depois que os principais cientistas envolvidos no seu desenvolvimento fundaram a Psychemedics Corporation no final dos anos 80.
O RIAH difere-se dos exames toxicológicos tradicionais - baseados em fluidos corporais tal como urina, sangue ou suor - pela janela de detecção (período no qual o consumo da droga pode ser detectado após sua ingestão) muito maior (90 ou mais dias contra 2 ou 3 dias dos exames de urina ou sangue), pela facilidade de coleta, transporte e armazenamento e pela possibilidade de se avaliar o histórico do consumo das drogas.

. Quais drogas o RIAH pode detectar?
A versão do RIAH disponibilizada comercialmente pesquisa - de uma só vez - 12 diferentes drogas divididas em 5 famílias, a seguir:
Cocaína e derivados (crack, merla, etc...)
Maconha e derivados (skunk, haxixe, óleo, etc...)
Anfetaminas
Metanfetaminas
Ecstasy (MDMA)
Ecstasy (MDA)
Ecstasy (MDE)
Heroína
Morfina
Ópio
Oxicodine
PCP

. Após quanto tempo é possível detectar o consumo das drogas?
A janela de detecção (período no qual é possível detectar o consumo de drogas após este ter ocorrido) depende das técnicas usadas e da amostra biológica (queratina ou fluidos corporais) examinada.
Exames toxicológicos baseados em fluidos corporais como sangue, urina e, mas recentemente suor foram - durante alguns anos - a única opção para detecção do consumo de drogas.
O sangue é o que propicia uma menor janela de detecção: Apenas algumas horas, no máximo um dia. O sangue é um tecido líquido que tem como uma das suas funções transportar toxinas para órgãos com funções excretoras, logo ele é desintoxicado mais rapidamente e por isso não é um bom material biológico para exames toxicológicos.
A urina funciona melhor, propiciando uma janela de detecção que vai de um a três dias para drogas hidrosolúveis (todas menos a maconha) até aproximadamente dez dias, no caso de consumo intenso de drogas liposolúveis (maconha).
A queratina (cabelos, pêlos e unhas) é, no entanto, a que propicia uma maior janela de detecção; Ocorre que quando uma droga é consumida ela vai para a corrente sanguínea e acaba por nutrir os bulbos capilares; Nesse momento pequenas quantidades de moléculas das drogas consumidas são "aprisionadas" pela estrutura de queratina que está sendo formada. Essas moléculas permanecem estáveis - independente do tempo - e podem ser pesquisadas com equipamento e processos técnicos avançados.
Assim um segmento de cabelo pode ser analisado para detecção do consumo de drogas e a janela de detecção será igual ao período que este segmento levou para crescer. Nosso exame RIAH detecta, usualmente períodos de 90 dias ou mais o que o torna bastante mais eficiente na detecção do consumo de drogas que exames toxicológicos baseados em amostras de fluidos corporais.

. Principais diferenças entre exames toxicológicos baseados em amostras de queratina (cabelo e pêlos), urina, saliva e sangue.
* Janela de detecção
Urina ou sangue: 2 a 3 dias para todas as drogas com exceção da maconha que possui uma janela de até 20 dias.
Cabelo: O exame RIAH tem janela típica de 90 dias podendo chegar até 180 dias ou mais.
* Possibilidade de avaliação do padrão de consumo
Urina ou sangue: não é possível.
Cabelo: Sim, é possível avaliar o padrão de consumo dentro da janela de detecção do exame. Essa avaliação vai de levíssimo a pesadíssimo.
Coleta
Urina ou sangue: Na urina a coleta assistida é constrangedora e depende da disposição a urinar. leva, em média de 15 a 20 minutos. Na coleta de sangue o procedimento é de fácil testemunho, porém invasivo e de difícil realização, exigindo procedimentos especializados de coleta.
cabelo: A coleta, limpa e rápida (5 minutos, em média). Pode ser testemunhada sem constrangimentos.
* Armazenamento e transporte
Urina ou sangue: Altamente perecíveis. Demandam transporte especializado e refrigeração.
Cabelo: Não é perecível. Pode ser armazenado indefinitivamente e enviado via correio para o laboratório.

Fonte: http://www.psychemedics.com.br

Um comentário:

Anônimo disse...

Se algum usuario frequente de maconha, parar o uso durante 90 dias e apos esses 90 dias fizer o exame RIAH, quais as chances de ser detectado?