domingo, 3 de maio de 2009

APERTANDO O CINTO

Indispensável para quem atua em lugare altos ou espaços confinados, o cinto trava-quedas é um equipamento projetado para oferecer segurança e conforto aos trabalhadores que sobem e descem escadas ou que realizam tarefas de resgate e salvamento. Há vários tipos de cintos. Por isso é importante que o modelo a ser utilizado seja adequado à tarefa a ser cumprida. Fique atento para os seguintes procedimentos:
. Quando receber seu cinto de segurança faça uma vistoria: como está a situação das cordas, mosquetes ou ganchos, argolas e costuras? O tamanho do equipamento corresponde ao seu tipo físico? É importante que o cinto também seja vistoriado a cada tarefa executada.
. Ao se dirigir ao trabalho em altura, já se apresente com o cinto, utilizando-o de maneira correta e segura.
. Para que haja uma ação 100% segura durante a utilização do cinto de alpinista ou páraquedas é indispensável que se use dois talabartes (prendendo um e soltando o outro e assim por diante).
. Trabalhos sem apoio ou conexão do cinto deverão ser complementados com cabos de aço ou corda de segurança e travaquedas, principalmente durante serviços em telhados, escadas, torres, etc.
. Evite deixar folgas ou espaços entre o cinto e o ponto ao qual o talabarte está preso.
. Para que tudo corra bem, preste atenção nos alertas dados durante o TDT (Treinamento Diário de Trabalho).
. Os cintos de segurança são projetados, planejados, fabricados, testados e inspecionados para atender você. Portanto, faça sua parte, use-o corretamente!

Fonte: http://www.protecao.com.br

Nenhum comentário: