sexta-feira, 22 de maio de 2009

LER/DORT X ESTRESSE: CAUSA OU CONSEQUÊNCIA?

As Lesões por Esforço Repetitivo (LER) ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) tornaram-se a mais nova epidemia dos últimos anos, já que a partir da década de 80 passaram a ser a mais freqüente causa de afastamento do trabalho no mundo.
Os termos LER/DORT são usados para determinar as afecções que podem lesar tendões, sinóvias, músculos, nervos, fáscias, ligamentos, de forma isolada ou associada, com ou sem degeneração dos tecidos, atingindo principalmente membros superiores, região escapular e pescoço. Decorrente de uma origem ocupacional ela pode ser ocasionada de forma combinada, ou não, do uso repetido e forçado de grupos musculares mais manutenção de postura inadequada. Além disto, a sobrecarga estática, o excesso de força para execução de tarefas, o trabalho sob temperaturas inadequadas ou o uso prolongado de instrumentos com movimentos excessivos podem contribuir para o aparecimento das enfermidades músculoesqueléticas.
A sigla LER (lesão por esforço repetitivo) é insatisfatória, pois não determina outros tipos de sobrecarga que podem trazer prejuízo ao aparelho locomotor, passando a ser designada DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho). O termo permitiu ampliar os mecanismos de lesão, não só restritos aos movimentos repetitivos, mas que também cincunscreve formas clínicas peculiares a algumas atividades ocupacionais e ainda propõe o estabelecimento do nexo causal classificando-o como doença ocupacional.
Quando um indivíduo apresenta uma lesão ocasionada por sobrecarga biomecânica ocupacional, os fatores etiológicos estão associados à organização do trabalho envolvendo principalmente equipamentos, ferramentas, acessórios e mobiliários inadequados; descaso com o posicionamento, técnicas incorretas para realização de tarefas, posturas indevidas, excesso de força empregada para execução de tarefas, sobrecarga biomecânica dinâmica; uso de instrumentos com excessos de vibração, temperatura, ventilação e umidade inapropriadas no ambiente de trabalho.
A importância desses agentes estressores nas L.E.Rs é comparada aos microorganismos ou a insalubridade, no desencadeamento de doenças.
Outrossim, a dor, o incomodo e a incapacidade física gerados pelas lesões acarretam mais desgaste emocional no trabalhador e a conseqüência da persistência de trabalhar neste estado é mais estresse.
O estresse é fator desencadeante de LER e DORT e é agravado (ou causado se, dificilmente, o trabalhador não apresentava tal quadro anteriormente) pelas lesões, gerando um círculo vicioso, desgastante e de complicado combate depois que se instala.
Para noção da extensão do problema, somente nos últimos 5 anos foram abertos 532.434 CATs (Comunicação de Acidente de Trabalho) geradas pelas LER/DORT. A cada 100 trabalhadores da região Sudeste, 1 é portador de LER/DORT.
Um ambiente de trabalho organizado, com pessoas bem treinadas e condicionadas com respeito aos fatores ergonômicos e aos limites biomecânicos certamente diminuem o risco de desencadeamento do círculo Estresse-LER/DORT.

Nenhum comentário: