terça-feira, 12 de maio de 2009

ORDEM DE SERVIÇO PARA MESTRE DE OBRA

1. O não cumprimento ao disposto nesta Ordem de Serviço sujeita o trabalhador às penas da lei, que vão desde advertência, suspensão até demissão por justa causa.
2. A Construção Civil é uma indústria que, por suas características peculiares, exige permanente atenção e cumprimento das normas de segurança do trabalho. Assim:
a) não transite pela obra sem capacete e calçado apropriado;
b) use seus EPI’s apenas para a finalidade a que se destinam e mantenha-os sob sua guarda e conservação;
c) observe atentamente o Meio Ambiente de Trabalho ao circular na obra e corrija imediatamente as Condições De Risco encontradas.
d) não consuma bebida alcoólica ou qualquer outro tipo de entorpecente.
3. Oriente seus encarregados e/ou outros trabalhadores sobre o processo mais seguro de executar qualquer trabalho.
4. Exija de seus encarregados uma reunião preliminar com suas equipes, para discutir as medidas específicas de segurança a serem adotadas, quando do início de qualquer trabalho.
5. Mantenha a obra sempre limpa e a circulação de trabalhadores desobstruídas.
6. Corrija as Condições De Risco que lhe forem comunicadas, com a máxima urgência.
7. Dê especial atenção à proteção da periferia, dos poços de elevadores, das instalações elétricas e à manutenção de máquinas e equipamentos, particularmente a serra circular, guincho e grua.
8. Paralise imediatamente os trabalhos em andamento que sujeitem os trabalhadores a grave e eminente risco, especialmente o trabalho em altura sem o uso de cinto de segurança.
9. Oriente, acompanhe e fiscalize os trabalhadores na montagem de andaimes suspensos mecânicos. Empregue somente trabalhadores qualificados.
10. Mantenha permanentemente atualizado o Livro próprio para inspeção de máquinas, com registro das falhas encontradas, medidas corretivas adotadas e a indicação de quem as realizou.
11. Confira o Livro de Inspeção próprio do elevador de passageiros e submeta-o, semanalmente, ao responsável pela obra.
12. Encaminhe, com a máxima urgência, o Livro de Inspeção próprio do elevador de materiais, quando houver irregularidades no seu funcionamento e manutenção, ao responsável pela obra e inicie imediatamente as medidas corretivas cabíveis.
13. Não permita alterações nos locais onde tenham ocorrido acidentes graves, antes da realização da perícia ou vistoria por autoridade competente.
14. Providencie atendimento médico urgente, aos trabalhadores acidentados.
15. Prestigie as reuniões da CIPA.
16. Fiscalize e exija permanentemente o uso do EPI apropriado por todos os trabalhadores de sua obra.
Declaração: Declaro ter tomado conhecimento desta Ordem de Serviço, ter sido treinado para o uso adequado dos EPI’s e que atenderei a todas as orientações nela contidas durante a execução do meu trabalho.

Assinatura:

Nenhum comentário: