quinta-feira, 4 de junho de 2009

PARACETAMOL MATA

O paracetamol é o princípio ativo do conhecido produto de uma poderosa multinacional farmacêutica, sendo o analgésico/antitérmico mais vendido no mundo, graças ao Food and Drugs Administration dos Estados Unidos (FDA), que durante décadas reforçou a idéia de tratar-se de uma droga segura e eficaz.
Pois bem, relatos de estudiosos no assunto indicam o paracetamol como extremamente tóxico ao fígado, mesmo em doses muito próximas da faixa terapêutica, podendo resultar em extensa destruição deste órgão, que deixando de produzir os fatores de coagulação do sangue, desencadeia hemorragias incontroláveis. Nos casos mais graves, o paciente somente não evoluiria para óbito, caso realizasse transplante de fígado.
Neste momento, o próprio FDA está em vias de definitivamente colocar o paracetamol em altíssico grau de suspeição, restringindo e controlando sua indicação com status de medicamento tarja preta.
O mais trágico desta história é que o quadro clínico da intoxicação pelo paracetamol é silencioso nas primeiras 12 a 24 horas, e quando surgem sintomas como: forte dor abdominal, vômitos, intensa dor de cabeça, diminuição da temperatura corporal, sangramentos e instabilidade circulatória com queda da pressão arterial, imediatamente são atribuídos à Dengue Hemorrágica (DH) e não ao uso do paracetamol.

Fonte: Renan Marino em Revista Repórter Fecomerciários ano 16 n. 207 março/abril de 2009 Federação dos Empregados no Comércio do Estado de São Paulo

2 comentários:

Paulo Mota disse...

Uma vez o meu pai deu-me um efervesceste carregadinho de paracetamol, e ía morrendo por falta de ar.

Descobri que era alérgico.
Foi a pior sensação do mundo.
Após 5 min, de ter tomado o efervescente com água, comecei a sentir-me inchado, com falta de ar, e um calor extremo.

Tive de vomitar tudo, e estive ainda com o calor na cara, por mais umas horas.

Quase morri sem saber porquê. :S

Anti-Marinho disse...

LEIA:
verdadeparacetamol.blogspot.com