quarta-feira, 9 de setembro de 2009

ASPECTOS ERGONÔMICOS QUE CAUSAM ESTRESSE NO AMBIENTE DE TRABALHO DA CONSERVAÇÃO RODOVIÁRIA - Parte 9 Resultados das Medidas Aplicadas

O tempo disponível para estudo é pequeno para que se possa fazer uma análise absoluta das medidas aplicadas. É necessário um acompanhamento de, no mínimo, um ano para avaliação eficiente, mas algumas alterações positivas já podem ser observadas:
- Melhoria na postura de trabalho com utilização de apoios para execução das tarefas;
- Maior integração entre os trabalhadores, com um cuidando do outro e trabalhando em conjunto de forma harmoniosa e espontânea;
- Maior correção no levantamento e transporte manual de carga;
- Satisfação em trabalhar e sensação de agradecimento por se sentir cuidado pela empresa;
- Diminuição do absenteísmo e reclamações de dores;
- Inexistência de registro acidente ou nova doença ocupacional;
- Melhoria da autoestima do trabalhador, por se sentir importante para a empresa;
- Maior rapidez na execução das tarefas.

CONCLUSÃO
Mais da metade dos acidentes e doenças ocupacionais tem sua origem em não conformidades ergonômicas e por desconhecimento, falta de iniciativa, vicio postural, ferramentas inadequadas e/ou até medo de questionar com o encarregado uma maneira melhor de realização da tarefa.
A intervenção preventiva e corretiva, tida como inacessível e dispendiosa, pode ser realizada de modo simples e sem despender alto investimento, aliando benefícios para trabalhador e empresa.
Uma simples conversa gera resultado positivo e não exige gasto financeiro, demonstrando que o trabalho do técnico de segurança vai muito além da prevenção de acidente e doença: há emoções em jogo, sentimento.
De nada adianta um trabalho técnico impecável se não possuir amor incondicional para doar. Uma boa conversa gera melhor resultado que imposição ou punição.
Os trabalhadores de construção civil são, em geral, carentes, se sentem humilhados e inferiorizados por sua condição de trabalho, então, qualquer gesto de carinho, cuidado ou atenção que lhes é dirigida resulta em melhoria na prática de trabalho, até mesmo para garantir que aquele cuidado irá permanecer.
Duas frases constantemente ouvidas durante o estudo dão a conotação dessa carência e do quanto é importante para os colaboradores o trabalho do departamento de segurança: Muito obrigado. Deus lhe pague.
Ressalta-se ainda que o trabalho de conservação rodoviária é novo para a Segurança do Trabalho, pois até pouco tempo a área era controlada exclusivamente pelo Poder Público e, em conseqüência, dispensada a presença do SESMT nos canteiros.
Com isto, há pouco material para estudo específico e o aprendizado é, em sua maioria, obtido na prática e de acordo com a necessidade, o que dificulta, e muito, a vida do profissional de segurança do trabalho viário.
É mister, com urgência, suprir tal falta, especialmente porque a tendência é aumentar as concessões rodoviárias e, com isto, o mercado de trabalho na área. Igualmente, uma Norma Regulamentadora voltada para a construção pesada, pois as existentes não atendem o todo da realidade viária, com seus equipamentos e rotinas diferenciados da indústria e construção imobiliária.

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