sexta-feira, 2 de outubro de 2009

EPI - O QUE É, PARA QUE SERVE, QUANDO USAR

O QUE É
Os equipamentos de proteção individual são utilizados por trabalhadores para minimizar a exposição a riscos ocupacionais específicos. São exemplos de EPIs: máscaras, luvas, aventais, proteções contra quedas e uniformes completos, assim como proteção para a cabeça, olhos e pés. O uso de EPIs é apenas um elemento de um completo programa de segurança, que inclui uma variedade de estratégias para manter um ambiente ocupacional saudável e seguro. EPIs não reduzem o risco em si, nem garantem proteção total ou permanente.

PARA QUE SERVE?
Os riscos estão presentes em todo local de trabalho. Portanto, é essencial que haja
estratégias para proteger os trabalhadores. A prioridade deve ser a eliminação e o controle dos riscos na fonte ou no caminho entre a fonte e o trabalhador. Vários métodos estão disponíveis e os mais adequados para cada situação específica devem ser utilizados.
Controlar um risco na fonte deve ser a primeira opção, pois tal método o eliminará do local de trabalho ou o isolará do trabalhador. A abordagem do “ambiente seguro” pode exigir a substituição de um determinado material por outro que não ofereça riscos, o isolamento de riscos, a inclusão de funções de segurança em um equipamento existente, o replanejamento de processos de trabalho ou a compra de novos equipamentos. Quando o risco não pode ser removido ou controlado adequadamente, os EPIs deverão ser utilizados se o processo de trabalho em questão tiver continuidade.

QUANDO USAR
EPIs são utilizados para reduzir ou minimizar a exposição ou o contato com agentes físicos, químicos ou biológicos. Um risco não pode ser eliminado pelo uso de EPI, mas o risco de lesão pode ser eliminado ou amplamente reduzido. Por exemplo, o uso de proteção auricular reduz a probabilidade de lesões auditivas, quando os protetores são adequados para o tipo de ruído a que se está exposto e quando usados adequadamente. No entanto, a proteção auricular não elimina o ruído.
Os EPIs somente devem ser utilizados:
• como uma medida temporária (de curto prazo), antes de os controles serem
implementados
• onde a tecnologia de controle de pré-contato não estiver disponível
• onde os controles de pré-contato não forem adequados
• durante atividades como manutenção, limpeza e reparo, nas quais os controles de
pré-contato não são praticáveis ou efetivos e
• durante situações emergenciais.

3 comentários:

Marta Raquel disse...

muito bom!
obrigada pelo subsídio!!!!
forte abraço.
marta

Anônimo disse...

Mt bom obrigado vou usar por meu trabalho das escola abraco

Unknown disse...

Obrigado por sua explanação, sou tec.que sempre procuro passar ao funcionário a importância de fazer o uso e conhecer o porque usar o epi.acho que o funcionário que saber para que serve o uso de epi se preocupara mais em fazer uso adequadamente em suas atividades....bom dia bom trabalho que Deus nos abençoe