sexta-feira, 2 de outubro de 2009

QUAL O MELHOR MOMENTO PARA OFERECER PROTEÇÃO CONTRA RISCOS?

Ao se identificarem os riscos, é útil considerar os princípios gerais de controle, que consistem em duas categorias básicas: “pré-contato” ou “ponto de contato”.

PRÉ-CONTATO
O controle pré-contato é o primeiro e mais importante método, pois previne o risco de
atingir o trabalhador. Dentre eles, estão a substituição de materiais ou processos que ofereçam menos riscos, o isolamento de processos de risco, a remodelação de
equipamentos existentes ou a aquisição de equipamentos mais seguros. Este tipo de
controle também pode ser realizado garantindo proteção ao trabalhador por meio de
ventilação de exaustão, preservação de máquinas, melhor limpeza e práticas seguras de
trabalho. Diversas autoridades canadenses regulamentam controles pré-contato. Enquanto muitos riscos podem ser antecipados e evitados por meio de uma engenharia efetiva no estágio de pré-contato, outros podem não ser reconhecidos até que ocorra um acidente. É essencial que haja um esforço verdadeiro de identificação de riscos, para que eles sejam reduzidos ou eliminados na fonte.
Quando os controles de pré-contato não forem práticos, possíveis ou totalmente efetivos, os controles de ponto de contato deverão ser utilizados.

PONTO DE CONTATO
O controle de ponto de contato é importante, porém secundário, pois não pode eliminar o risco. Ele apenas administra o risco no ponto de contato com o trabalhador. Esta forma de controle é inicialmente realizada pelo uso de equipamentos de proteção individual. Deve ser utilizada quando os controles de pré-contato não são totalmente efetivos. Diversas autoridades canadenses também regulamentam métodos de controle de ponto de contato.

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