domingo, 8 de novembro de 2009

COMO SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS ENTRAM EM NOSSO CORPO PELO APARELHO DIGESTIVO

As substâncias químicas podem entrar no estômago através da ingestão do muco contaminado que tenha sido expelido dos pulmões, ou pela ingestão de alimentos contaminados. Comidas e bebidas são mais freqüentemente contaminadas através do contato com mãos, luvas ou roupas que não tenham sido lavadas, ou que tenham sido deixadas expostas no ambiente de trabalho. Roer unhas e fumar também podem contribuir para a ingestão.
Dentro da boca, as substâncias químicas passam para o esôfago e então para o estômago. O alimento no estômago é digerido por um forte ácido produzido pelo estômago. Algumas substâncias, tais como álcool, podem cruzar a parede do estômago e entrar nas veias e na corrente sanguínea, mas a maioria das substâncias químicas se movimenta do estômago para um tubo longo e sinuoso conhecido como intestino delgado. A parte interna do intestino delgado possui muitas centenas de pequenas projeções semelhantes a dedos, denominadas vilos intestinais. Os vilos possuem paredes muito finas e são preenchidos por veias muito pequenas. Isto permite que o alimento digerido passe do intestino delgado pelas paredes dos vilos e entre nas veias. O alimento é então conduzido pela corrente sanguínea às partes do corpo que dele necessitam.
Algumas substâncias presentes no ambiente de trabalho que contaminam alimentos ou bebidas também podem passar pelas finas paredes dos vilos e alcançar a corrente sanguínea desta maneira. Outras substâncias presentes no ambiente de trabalho que não são solúveis ou cujas unidades básicas (moléculas) são muito grandes para passar pelas paredes dos vilos, permanecerão nas vísceras e serão eliminadas pelas fezes sem serem absorvidas, de nenhuma forma, pela corrente sanguínea.
Algumas substâncias ácidas, cáusticas ou orgânicas, podem causar graves “queimaduras” ao sistema digestivo, se ingeridas em altas concentrações.
Quais são alguns exemplos de substâncias químicas que podem entrar no corpo pela ingestão (deglutição)?
In workplaces, dusts, smoke or fumes can enter the digestive system by accidental ingestion (e.g., swallowing contaminated mucus which has been expelled from the lungs) or by eating something with contaminated hands (e.g.,. lead paint on unwashed hands).
Em ambientes de trabalho, poeiras, fumaça ou fumos podem entrar no sistema digestivo pela ingestão acidental (ex. deglutição do muco contaminado que tenha sido expelido pelos pulmões) ou pela ingestão de algum alimento com as mãos contaminadas (ex. presença de tinta com chumbo em mãos que não tenham sido lavadas).

Nenhum comentário: