domingo, 8 de novembro de 2009

COMO AS SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS ENTRAM NO CORPO ATRAVÉS DA PELE

As substâncias químicas que passam pela pele quase sempre estão em sua forma líquida. Substâncias químicas na forma sólida e gases ou vapores geralmente não
passam pela pele, a menos que, primeiramente, sejam dissolvidas na umidade presente na superfície da pele.
A pele é a segunda via mais comum pela qual as substâncias químicas presentes no local de trabalho entram no corpo. A pele consiste essencialmente de duas camadas, uma camada fina, mais externa denominada epiderme, e uma sub-camada, muito mais espessa, denominada derme. A epiderme consiste de várias camadas de células planas, firmemente justapostas, que formam uma barreira contra infecções, água e algumas substâncias químicas. Esta barreira é a parte externa da epiderme e é denominada camada de queratina. È amplamente responsável por impedir que a água entre no corpo e pode também resistir a ácidos fortes, mas é muito menos eficaz contra substâncias químicas orgânicas e algumas inorgânicas. A camada de queratina contém substâncias gordurosas e semelhantes à gordura que imediatamente absorvem substâncias químicas que sejam solventes para gordura, óleo e graxas.
Quais são alguns exemplos de substâncias químicas que podem entrar no corpo através da pele?
Substâncias orgânicas e cáusticas (alcalinas) podem amolecer as células de queratina na pele e atravessar esta camada até a derme onde são capazes de penetrar nas veias e conseqüentemente, entrar na corrente sanguínea. Áreas do corpo tais como os antebraços que, particularmente, podem ter muitos cabelos, são as que mais facilmente permitem a penetração das substâncias químicas, pois estas podem entrar pelo pequeno duto que contém a haste capilar. As substâncias químicas também podem penetrar através de cortes, orifícios ou arranhões na pele, pois são rupturas na camada protetora. O contato com algumas substâncias químicas tais como detergentes ou solventes orgânicos podem provocar secura e rachaduras na pele. Podem também ocorrer urticária, ulcerações ou descamação da pele. Todas estas condições enfraquecem a camada protetora da pele e podem permitir que substâncias químicas entrem no corpo.
O grau de penetração das substâncias químicas na pele pode variar enormemente. Alguns solventes tais como o tricloroetileno, nafta e tolueno podem amolecer a camada de queratina, mas não se acredita que penetrem mais profundamente, a menos que haja contato prolongado com a pele. Por outro lado, substâncias tais como benzeno, tetracloreto de carbono, dissulfureto de carbono e álcool metil podem passar facilmente pela epiderme e entrar na corrente sanguínea. Alguns produtos são tão corrosivos que provocam buracos na pele, permitindo a entrada de infecções e outras substâncias.
Em alguns casos, substâncias químicas podem entrar no corpo através da injeção acidental na pele. Isto ocorrer em hospitais ou em processos industriais que envolvam perfurações ou injeção. Uma vez na corrente sanguínea, as substâncias químicas podem ser transportadas para qualquer local ou órgão do corpo, onde podem provocar seus efeitos.

Nenhum comentário: