domingo, 8 de novembro de 2009

PROTEÇÃO CONTRA QUEDAS

O que devo saber sobre proteção contra quedas?
Se no seu local de trabalho existe o risco de queda de alturas de pelo menos três metros, é necessário o uso de equipamento de proteção adequado.
Se for necessária a proteção contra quedas, será preciso elaborar um programam completo de proteção contra quedas, caso nenhum já tenha sido implementado. O programa deve incluir treinamento de trabalhadores, seleção, adequação e inspeção do equipamento.
O que devo saber sobre equipamentos para proteção contra quedas?
• Inspecione seu equipamento diariamente.
• Substitua equipamentos com defeito. Se houver qualquer dúvida sobre a segurança do equipamento, ele não deve ser utilizado.
• Substitua todo equipamento, inclusive as cordas que tenham sido envolvidos em uma queda. Um inspetor qualificado deve ser consultado no caso de defeitos questionáveis.
• Um inspetor qualificado deve examinar o equipamento pelo menos uma vez ao ano.
• Orienta-se o uso de amortecedores se as forças de retenção da própria correia possam causar lesões.
• Utilize o equipamento correto para cada trabalho. Consulte a Norma Z259.1-95 da CSA "Safety Belts and Lanyards" [Cintos de Segurança e Correias] ou a Z259.10-06 "Full Body Harnesses"[Arnês de Corpo Inteiro].

Como inspecionar o cinto (corpo do cinto, arnês ou correia)?
• Inspecione toda a superfície da correia expressa para verificar se há alguma avaria. Começando de uma das pontas, dobre a correia para formar um "U" invertido. Segure o corpo lateral do cinto e dobre-o em sua direção, segure o cinto com uma distância de seis a oito polegadas entre as mãos.
• Procure bordas puídas, fibras quebradas, linhas desfiadas, cortes ou dano causado por substância química. Cordões rompidos ou quebrados geralmente aparecem como tufos ou maços na superfície da correia.
• Substitua o material em conformidade com as orientações do fabricante.

Como inspecionar a fivela?
• Verifique se há ilhoses quebrados, distorcidos ou soltos. Não perfure novos orifícios na tira da cintura ou nos componentes de força.
• Verifique os cintos sem ilhoses para ver se há orifícios rasgados ou alongados que possam fazer com que a língua da fivela escorregue.
• Verifique se há bordas cortantes ou distorções na fivela. As barras externa e central devem estar retas. Verifique cuidadosamente os cantos e pontos de afivelamento na barra central. Eles devem se sobrepor às bordas da fivela de forma a se movimentarem livremente para frente e para trás em sua base/soquete. O rolete deve deslizar sem impedimento na armação.
• Veja se os rebites estão apertados e se estão fixos, sem se mover. A parte lateral da base do rebite e a rebarba externa do rebite devem estar niveladas ao material. Certifique-se de que os rebites não estejam dobrados.
• Procure por rebites rachados ou amassados que mostrem sinais de corrosão por substâncias químicas.

Como inspecionar a corda?
• Gire a correia da corda e veja, de uma ponta a outra, se há fibras quebradas, rompidas, desgastadas ou esfiapadas. Áreas enfraquecidas possuem mudanças em relação ao diâmetro original da corda.
• Substitua a corda quando o diâmetro não tiver uniforme em toda a sua extensão, seguido de curto intervalo de ruptura.
• Quanto mais velha e usada for a corda, mais importante será testá-la e inspecioná-la.

O que você deve saber sobre as ferragens (mosquetões de aço forjado, elos e aros metálicos em forma de “D”)?
• Verifique se há rachaduras ou defeitos nas ferragens. Substitua o cinto se o aro em forma de "D" não estiver a um ângulo de 90° e não se mover verticalmente independente do acolchoamento ou da cadeirinha
• Verifique as alças e ganchos das ferramentas bem como a costura do cinto para ver se há alças esticadas ou quebradas.
• Verifique os aros e gatilhos para ver se estão seguros e funcionando corretamente. Verifique os rebites das alças das ferramentas. Veja se há separação de linhas ou alguma parte em decomposição, tanto dentro quanto fora do cinturão do acolchoamento.
• Verifique se há distorções visuais e nos ganchos, rachaduras, corrosões ou superfícies amassadas nos mosquetões. A trava (engate) deve estar posicionada sobre a parte dianteira do mosquetão sem estar presa e não deve estar distorcida ou obstruída. A mola da trava deve exercer força suficiente para fechá-la com firmeza.

O que se deve procurar durante a inspeção da tira de segurança?
• Veja se há linhas danificadas ou fibras rasgadas a cada polegada flexionando a tira em um "U" invertido. Perceba a presença de áreas desfiadas, cortes ou avaria por corrosão.
• Verifique o deslizamento da fivela de fricção e veja se há bordas cortantes.
• Substitua o equipamento quando os orifícios da língua da fivela estiverem excessivamente alongados ou desgastados.

Como limpar o equipamento?
Cuidados básicos prolongam a vida útil das unidades e contribuem para um melhor desempenho.
• Limpe a sujeira de toda a superfície com uma esponja embebida em água. Enxágüe a esponja e aperte-a até que escorra toda a água. Mergulhe a esponja em uma solução suave de água e sabão ou detergente. Esfregue intensamente para frente e para trás para fazer bastante espuma.
• Enxágüe a correia expressa com água limpa.
• Limpe o cinto com um pano limpo. Pendure para secar.
• Seque o cinto e outros equipamentos em local que não receba de calor direto e sem deixá-los expostos ao sol por muito tempo. Armazene tudo em área seca e limpa, onde não haja fumaça, luz solar ou materiais corrosivos e de forma que o cinto não se enrosque nem fique torcido.

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