terça-feira, 8 de dezembro de 2009

ACNE OCUPACIONAL E SUAS CAUSAS

O que é Acne Ocupacional?
Acne ocupacional é uma inflamação das glândulas (as glândulas sebáceas) que produzem óleo para lubrificar a pele. A inflamação ocorre quando certas substâncias químicas bloqueiam os poros da pele causando a acumulação do óleo e a formação de uma proteína da pele, chamada queratina. A acumulação da substância oleosa e a formação de queratina produzem uma obstrução preta que caracteriza a acne ocupacional.
Três grupos diferentes de substâncias químicas são conhecidas por causar três formas conhecidas de acne:

Grupo 1 – o petróleo e seus derivados, especialmente todos os compostos encontrados em óleos crus, causam acne oleosa; óleos solúveis, óleos de trabalhos em metal.

Grupo 2 – certos produtos de alcatrão de hulha causam a acne de alcatrão de hulha.

Grupos 3 – compostos aromáticos halogenados, tais como bifenil policlorado causam a cloracne.

O que causa a acne oleosa?
A graxa e óleos solúveis do petróleo causam acne oleosa. Espinhas e pequenos pontos em áreas onde a exposição ao óleo é grande, como os braços e mãos caracterizam à acne oleosa. Porém outras áreas como o abdômen e coxas podem ser afetadas especialmente se elas estão cobertas por roupas encharcadas em óleo. Os poros obstruídos da pele desenvolvem obstruções formadas pelo óleo e queratina que com a presença do ar ficam pretas.
Pessoas com acne oleosa devem consultar um médico. Sem tratamento, a condição pode persistir por meses mesmo após a interrupção à exposição ao óleo. Lesões na pele causadas por exposição repetitiva a produtos derivados do petróleo, se não tratados propriamente, podem evoluir, após longo período, para câncer de pele.
As características associadas com a acne oleosa incluem escurecimento da pele e reação anormal da pele à luz do sol. Isso ocorre principalmente em lugares onde ocorre alta exposição aos óleos solúveis e exposição simultânea à luz do sol. Isso ocorre devido à exposição a uma única substância química juntamente com a presença da luz solar, que pode tornar algumas substâncias químicas mais tóxicas.

O que causa acne de alcatrão de hulha?
Produtos com alcatrão de hulha causam acne. A substância oleosa e a queratina formam obstruções pretas que caracterizam a acne de alcatrão de hulha. Estas obstruções são normalmente encontradas ao redor dos olhos. Em geral, a acne de alcatrão de hulha some rapidamente, mas em alguns casos ela pode persistir por tempos mesmo depois de cessada a exposição. Pessoas com acne de alcatrão de hulha podem experimentar um escurecimento da pele. Elas também podem perceber sensações de queimação e vermelhidão da pele após exposição à luz. Assim como na acne oleosa, as lesões na pele causadas pela exposição a produtos com alcatrão de hulha, se não tratadas adequadamente, podem evoluir para um câncer de pele.

O que causa a cloracne?
Exposição a vários compostos aromáticos halogenados causa a cloracne. A substância oleosa e a queratina formam cistos amarelos e obstruções de cor cinza que caracterizam a cloracne. As lesões na pele ocorrem principalmente no rosto, mas em casos mais graves elas envolvem os ombros e o colo, as costas e o abdômen. Nos casos mais agudos, as lesões aparecem também nos braços, coxas, pernas, mãos e pés. O contato direto da pele é o meio mais comum de desenvolver a cloracne, mas ingestão e inalação são também causas. A cloracne pode se desenvolver de três a quatro semanas após a exposição e pode perdurar por mais de quinze anos, mesmo se a exposição cessar.
As complicações associadas à cloracne incluem doenças no fígado, bronquite, náuseas, vômito e diarréia. Há ainda um efeito tóxico no sistema nervoso que resulta em sintomas tais como dores de cabeça, fadiga, irritação, sudorese das mãos e dormência nas pernas.

Como prevenir a acne?
A acne ocupacional pode ser evitada com medidas tais como higiene pessoal, controles de engenharia e proteção individual. A higiene pessoal, incluindo lavar as mãos, é muito importante para se prevenir a acne ocupacional. Locais de trabalho devem oferecer salas para trocar roupas, chuveiros e locais para banho, e os trabalhadores devem usar macacões limpos diariamente.
Os controles de engenharia são importantes para reduzir a exposição. Processos recentes separam os trabalhadores das substâncias prejudiciais com que eles trabalham. Utilizando-se sistemas locais adequados de exaustão evita-se o contato direto com a pele e a inalação. O uso de ferramentas de pulverização bem projetadas reduz os respingos de substancias prejudiciais. Onde for possível, os locais de trabalho devem substituir substâncias perigosas por substancias não perigosas.
Para a proteção do pessoal deve haver óculos contra respingos, luvas, avental, e assim por diante, conforme exigirem a tarefa e o químico utilizado. Deve-se assegurar a seleção correta, pois nem todas as vestimentas de proteção oferecem proteção contra todas as substâncias. A legislação canadense requer que todos os trabalhadores sejam informados sobre a natureza das substâncias a que eles estão expostos e os perigos dos processos do trabalho.
Os trabalhadores devem revisar as Fichas de Dados da Segurança do Material – MSDS/FDSM que apresentam informações sobre os efeitos da exposição daquele material à saúde e o uso seguro dos produtos. Os trabalhadores também devem assegurar-se que as substâncias usadas no trabalho estejam apropriadamente etiquetadas e que eles sabem como trabalhar com segurança com esses produtos.

Nenhum comentário: