terça-feira, 8 de dezembro de 2009

ERGONOMIA E CULTURA ORGANIZACIONAL

O que se entende por cultura organizacional?
Cada empresa possui a sua própria organização de trabalho. A gerência tem um conjunto de normas (formais ou informais) e valores que são diferenciados, muitas vezes, de outras empresas. As características administrativas são variáveis, principalmente no que se refere ao poder.

Quais as diferenças entre normas, valores e poder?
As normas são procedimentos, padrões adotados pela empresa que cada funcionário deve seguir independentemente da opinião ou sentimento do trabalhador em relação àquela tarefa. Os valores de uma organização são conceitos positivos e indispensáveis, embutidos nas normas. O poder existe em toda organização. É importante levar em conta a forma de distribuição deste poder, se é descentralizado ou não.

O que é clima organizacional?
O termo clima organizacional refere-se especificamente às propriedades motivacionais do ambiente organizacional, ou seja, aqueles aspectos internos da empresa que levam à provocação de diferentes espécies de motivação nos seus participantes. Em termos mais práticos, o clima organizacional depende das condições econômicas da empresa, do estilo de liderança utilizada, das políticas e valores existentes, da estrutura organizacional, das características das pessoas que participam da empresa.

O que seria ergonomia organizacional?
Este tipo de ergonomia refere-se a melhorias nos sistemas técnicos da empresa, incluindo os sistemas, as políticas e processos. Diz respeito à organização na gestão de recursos e equipes de trabalho. A ergonomia organizacional traz melhorias na concepção do trabalho e no tempo deste para ser executado, dando uma nova visão na concepção do trabalho.

Em que a cultura organizacional favorece o trabalhador?
O conhecimento da cultura organizacional favorece o entendimento dos processos de trabalho e as incidências de doenças. É benéfica quando favorece o prazer e a realização do trabalho evitando as sobrecargas físicas e emocionais. A organização do trabalho deve garantir as pessoas a satisfação profissional, sua realização e necessidade de progresso.

Como o empregador poderá melhorar o clima com recursos ergonômicos?
Utilizará de recursos para melhorias nos seguintes aspectos:
•Organização temporal do trabalho;
•Exigência de tempo;
•Conteúdo do tempo (tempo produtivo X tempo improdutivo);
•Modo operatório;
•Ritmo de trabalho;
•Trabalho em grupo;
•Gestão da qualidade.
Como a organização temporal poderá beneficiar o empregado e o empregador?
O empregado não deverá exceder a sua hora trabalhada, nem realizar hora-extra com frequência, pois é prejudicial a sua saúde, bem como exceder em outros turnos.
O empregador que tenha a cultura organizacional dentro da legislação do trabalhador entenderá a necessidade de sono e descanso devidos aos seus funcionários, não exigindo horários que sobrecarreguem o bem-estar destes.

Em que a ergonomia pode ajudar na exigência de tempo de trabalho?
O empregador deseja que o funcionário produza o máximo dentro de um tempo curto, porém nem sempre isto é sinônimo de eficiência. A ergonomia traça os limites fisiológicos do corpo humano para as tarefas que exigem força física, muita repetitividade, e vários outros fatores. A tarefa deverá ser executada sem prejuízo psicofisiológico ao trabalhador, pois para se ter eficiência é necessário que o trabalhador esteja sadio sempre.

A cultura organizacional pode interferir nesta exigência de tempo de trabalho?
Sim. O empregador que pensa em produzir com qualidade está preocupado em oferecer todas as possíveis condições para que o trabalhador execute a tarefa dentro do padrão esperado. Daí a cobrança de tempo pode interferir no resultado final, e poderá provocar vários tipos de lesões ocupacionais.

Em relação ao tempo do trabalho, qual a atuação da ergonomia?
A ergonomia busca a eficiência do trabalho, preservando a saúde do trabalhador. Eficiência é utilizar o tempo de trabalho de forma produtiva, em que a atenção, concentração e motivação do trabalhador sejam uma constante e não que o trabalhador cumpra o tempo improdutivamente.

A cultura organizacional pode relacionar com eficiência do trabalhador?
Sim. Se o valor da empresa está nos trabalhadores, se a empresa investe nos trabalhadores sendo estes o seu maior bem, o funcionário com certeza dará o retorno, estando sempre motivado a apresentar sua capacidade, renovada, acrescida pelos treinamentos, pelo desejo em produzir com competência, defendendo a empresa e o seu grupo de trabalho.

O que é modo operatório e qual a relação com a ergonomia?
Modo operatório é a maneira como as atividades ou trabalhos devem ser executados. Uma análise ergonômica coloca em evidência os vários modos operatórios possíveis, legitimando os mais confortáveis e, propondo mudanças nos meios e equipamentos, objetivando melhorar o conforto e a segurança do trabalhador.

A cultura organizacional também interfere no modo operatório?
Existem empregadores que confundem conforto com excessos ou “regalias”. Muitos não se dispõem a melhorar os equipamentos de trabalho e tão pouco aceitam sugestões quanto aos modos operatórios possíveis. Este tipo de cultura organizacional inviabiliza que o trabalhador preze e invista também na qualidade, além do que predispõe o trabalhador aos riscos ergonômicos.

Como a ergonomia pode interferir no ritmo de trabalho?
O ritmo de trabalho é a maneira como as cadências dos movimentos são ajustadas.
Cada indivíduo tem o seu próprio ritmo. É muito importante para a saúde do trabalhador que este ritmo não seja imposto pela empresa, mas que o trabalhador tenha a liberdade de manifestar o seu ritmo.

A cultura organizacional pode relacionar-se com o ritmo de trabalho?
Sim. Há empresas que impõem o ritmo de trabalho. Por exemplo, o trabalhador para conseguir manter-se no emprego devera fabricar 1000 pregos por dia, e sua capacidade de realizar a tarefa numa cadência normal é apenas de 700 pregos. Neste caso o empregador confunde o empregado como uma máquina programável.

O trabalhador pode participar da organização do trabalho?
Há empresas em que o trabalhador não participa e não pode nem conversar com ninguém. Mas há empresas em que a cultura organizacional quer ouvir o trabalhador. Aliás, faz questão da opinião do trabalhador como parte importante na decisão no modo operatório.

Como se dá este tipo de participação?
O trabalhador é parte fundamental no processo de produção, e a decisão da gerência ao ouvir o trabalhador pode obter informações valiosas de como facilitar, melhorar e até de criar novas possibilidades de produção. É inteligente saber o que pensa quem tem experiência prática na produção.

Um trabalhador que não tenha cargo de comando dentro da empresa poderá modificar as normas e procedimentos operacionais?
O trabalhador oportunamente acrescentará suas opiniões, quando a empresa tiver este tipo de cultura, diretamente ao seu encarregado, superior ou chefe direto, porém cabe a gerência adotar ou não a opinião. Embora as normas sejam para serem executadas, elas poderão passar por modificações para o crescimento da empresa.

Quando o ergonomista atua em uma empresa ele pode conversar com o trabalhador?
Com certeza. O ergonomista, além de saber do modo de produção, precisa ouvir o trabalhador. Saber das dificuldades em realizar a tarefa, de melhorias e sugestões que o trabalhador tem a informar. Acrescenta informações que serão valiosas numa proposta de melhoria global da empresa. Inclusive quando é possível, o ergonomista aplica alguns questionários aos funcionários para obter estas informações.

Como a ergonomia vê trabalho em grupo?
O trabalho em grupo, participativo, é muito importante para o desenvolvimento da empresa e também do trabalhador. Empresas que adotam esta cultura geralmente são empresas que atingiram o sucesso. O material humano é tudo! E o trabalho em grupo trás melhorias ainda maiores no processo organizacional da empresa.

É estratégico o trabalho em grupo? Por quê?
Sim, porque cada um doa o seu talento. Trabalhar prazerosamente é bom para a saúde do trabalhador e para a saúde da empresa. O trabalhador deverá ter os seguintes questionamentos:
•O que estou agregando para o grupo?
•Estou fazendo o possível para atingir as metas?
•Como posso ajudar meu líder?
A ergonomia protege o trabalhador dentro da cultura organizacional?
Sim. Quando a empresa solicita o ergonomista uma análise ergonômica da empresa, este fará uma longa pesquisa em relação a todos os fatores que possam minimizar ou erradicar possibilidades de lesões ocupacionais, evitando o prejuízo no processo produtivo da empresa. Oferecendo sugestões de melhorias ao empregador principalmente na redução do absenteísmo.

O que é gestão de qualidade?
São atitudes voltadas ao estudo dos processos. A palavra qualidade dentro de uma empresa é bastante ampla. Pode-se dizer qualidade em relação ao atendimento, qualidade de produto, qualidade de procedimento, ou seja, qualidade de todo o processo produtivo da empresa. A conscientização para a qualidade e o reconhecimento de sua importância tornou a certificação de sistemas de gestão de qualidade indispensável para as micros e pequenas empresas de todo o mundo.

Em que a ergonomia relaciona-se com a gestão de qualidade?
Muitas empresas estão sendo submetidas a certificações de qualidade. Estas certificações permitem avaliar as conformidades determinadas pela organização através de processos internos, garantindo ao cliente um produto de total qualidade. Para isto, medidas e procedimentos serão solicitados para se prevenir os riscos ergonômicos aos trabalhadores.

A cultura organizacional contribui para uma gestão de qualidade?
Sem duvida. Os trabalhadores e empresas que buscam qualidade devem criar uma “consciência da qualidade” visando posturas de mudanças positivas e não impositivas. A implantação da gestão de qualidade é realizada por ser entendida como uma conduta benéfica e não como uma obrigatoriedade impositiva.

Veja mais sobre o assunto:
Cultura e Saúde nas Organizações
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-166X2007000200014&script=sci_arttext&tlng=e

O que é gestão de qualidade
http://www.cmqv.org/website/artigo.asp?cod=1461&idi=1&id=4467

Nenhum comentário: