terça-feira, 8 de dezembro de 2009

ESTEIRAS TRANSPORTADORAS

Como são usadas as esteiras transportadoras na indústria?
As esteiras transportadoras são um equipamento comum encontrado na indústria. São usadas para mover produtos e suprimentos para dentro e para fora do local de trabalho, de uma parte da fábrica a outra e entre estações de trabalho. Em todos os tipos de operações de montagem, de microeletrônicos à indústria automotiva, as esteiras transportadoras, sejam elétricas ou não, suspensas ou no chão, são literalmente a espinha dorsal do sistema de produção.
Todo o processo de trabalho gira em torno da esteira transportadora. Sua altura, largura, velocidade e posição em relação ao trabalhador modificam a carga de trabalho total e a maneira como os trabalhadores realizam suas tarefas. Algumas questões ergonômicas e de desenho devem ser consideradas para reduzir a probabilidade de efeitos adversos após longas horas passadas numa esteira transportadora de qualquer tipo.

Como tornar mais seguro o trabalho numa esteira transportadora?
•Em qualquer situação em que as tarefas realizadas na esteira transportadora requeiram movimentos amplos com o corpo ou a aplicação de força física, o trabalho deve ser feito em pé.
•A altura da esteira transportadora deve ser determinada pelo grau de esforço requerido e pelas dimensões dos objetos sendo trabalhados. Uma altura entre 65 cm e 1,20 m pode acomodar a maior parte da força de trabalho e uma variedade de tarefas. Mais informações sobre como trabalhar em pé podem ser encontradas nas Respostas sobre SST nas seguintes seções:
◦Working in a Standing Position (Trabalhando em Pé)
◦Working in Standing/Sitting Positions (Trabalhando em Pé/Sentado)
◦Fish Processing (Beneficiamento de Pescados).
•A altura da esteira transportadora para trabalhos de precisão, como montagem de microeletrônicos, deve variar de 95 cm a 1,20m, e o ideal é que esteja 5 cm acima da altura do cotovelo do trabalhador.
•Recomendamos assentos como os descritos nas seguintes seções das Respostas sobre SST, além de apoios para os cotovelos:
◦Working in a Sitting Position -- Alternative Chairs (Trabalhando Sentado – Assentos Alternativos)
◦Working in Standing/Sitting Positions (Trabalhando em Pé/Sentado).
•A altura da esteira transportadora para trabalhos leves deve ser entre 5 e 10 cm abaixo da altura do cotovelo. Existe a opção de se trabalhar sentado.
•A altura da esteira transportadora para trabalhos pesados deve ser entre 20 e 40 cm abaixo da altura do cotovelo. Assentos só são recomendados para descansar.
•Independentemente de trabalharem sentados ou de pé, os trabalhadores devem ter espaço suficiente para movimentar joelhos e pernas.
•Os corredores devem ser suficientemente largos para que os trabalhadores possam desempenhar suas tarefas sem obstrução.
•Pequenas prateleiras para recipientes devem estar facilmente ao alcance; os recipientes devem ser inclináveis para evitar a repetição de movimentos desconfortáveis.
•Considere a possibilidade de instalar porta-ferramentas nas situações em que são usadas ferramentas elétricas pesadas.
•A velocidade da esteira transportadora deve ser ajustada entre as capacidades do trabalhador mais hábil e a do menos hábil; a velocidade mais alta não deve exceder 10 m/min.
•Em linhas de montagem, os trabalhadores devem ter algum controle sobre o ritmo de suas tarefas.
•Considere a possibilidade de instalar tapetes antifadiga. Isso pode aliviar o cansaço e os problemas nos pés que podem surgir em quem trabalha longas horas sobre pisos duros.
•Mesmo que o trabalho seja feito apenas de um lado da esteira transportadora, ela deve ser acessível dos dois lados. Isso se deve a razões de manutenção, limpeza, organização e emergências;
•Nos casos em que as pessoas têm que se mover sobre esteiras transportadoras, deve-se instalar uma passarela para pedestres, com proteções apropriadas.

Nenhum comentário: