sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Dicas que podem diminuir os riscos de acidente com coletor de lixo

Evite jogar lixo nos terrenos próximos à sua casa. Recolha o lixo e acondicione em sacos plásticos.
Evite o desperdício, reutilizando embalagens quando possível. Desta forma você contribui também para a diminuição do volume de lixo coletado diariamente.
Ensine as crianças a acondicionar o lixo e a jogar os papéis de balas e chocolates nas lixeiras. Leve o lixo com você, na bolsa ou no bolso, ate encontrar o recipiente adequado.
Procure saber a hora que o coletor passa pela rua e coloque o lixo neste horário. É proibido colocar lixos nas calçadas antes da hora da coleta.
Não queime o lixo, pois ele pode soltar gases tóxicos e prejudiciais à sua saúde.
Todo o lixo que incluir agulhas, latas, material cortante e perfurante em geral, deve ser acondicionado em papel ou em recipientes com tampas como as latas de biscoito ou leite em pó.
Evite estacionar veículos em frente aos pontos de disposição de lixo pela população, pois dificulta o trabalho dos coletores de lixo e aumenta a sua carga de trabalho.
Evite pendurar sacos de lixo em portões, grades ou árvores, pois o coletor de lixo terá de realizar um grande esforço para realizar a coleta destes sacos.
Evite a utilização de sacos muito grandes, pois ficam muito pesados especialmente se houver resíduos como terra, entulhos, etc.
Procure na sua cidade através da Prefeitura ou das empresas que realizam a coleta de lixo se há algum tipo de serviço especial para coleta de objetos grandes ou bagulhos, tais como, mesas, vasos sanitários, pias, televisões, etc.
Não jogue pilhas e baterias no lixo, pois estas contêm substâncias tóxicas prejudiciais à saúde de todos. As pilhas e baterias já utilizadas devem ser entregues aos estabelecimentos que as comercializam ou à rede de assistência técnica autorizada para repasse aos fabricantes ou importadores para que estes adotem os procedimentos de reutilização, reciclagem, tratamento ou disposição final adequada.
Mantenham seus cães presos para evitar ataques/agressões aos coletores de lixo no momento da coleta.
Aguarde o término da limpeza das ruas de feira para poder transitar com os veículos. Não esperar pode provocar o atropelamento dos coletores de lixo.
VALORIZE O TRABALHO DO COLETOR DE LIXO!

Nenhum comentário: