terça-feira, 21 de abril de 2009

DICAS DE SEGURANÇA PARA DIRIGIR EM DIAS CHUVOSOS

1 - Use corretamente o limpador de pára-brisas.
Na maioria das vezes o motorista aguarda alguns segundos para apertar o esguicho e ligar o limpador de pára-brisa, certo?
Errado, é perigoso.
Em um segundo, um veículo a 80 Km/h anda 22 metros. Em três segundos, essa distância é triplicada. Nesta situação, quando mais o tempo passa, menos visibilidade você tem. Por isso não espere a chuva molhar todo o pára-brisa. Aos primeiros pingos acione imediatamente o esguicho e ligue o limpador de pára-brisa.
2 - Como evitar o embaçamento do pára-brisa?
• Abrindo dois dedos dos vidros laterais.
• Sob chuva forte utilize medidas mais eficazes. Utilize um antiembaçante líquido com lenço de papel.
NOTA: Não esqueça de sua segurança. Estacione o veículo e faça o desembaçamento com o veículo parado.
3 - Durante o dia acenda os faróis baixos.
Os faróis baixos fazem o seu veículo ser visto rapidamente, tanto pelos outros motoristas quanto pelos pedestres.
4 - À noite, evite o ofuscamento:
Com chuva, a visibilidade fica muito prejudicada com a perda da eficiência dos faróis de seu carro, e os faróis do veículo em sentido contrário têm a luminosidade multiplicada pelos pingos de chuva no seu pára-brisa. Neste caso dirija sua visão central para o acostamento, evitando olhar diretamente para os faróis do carro em sentido contrário.
5 - Só chuva forte deixa a pista escorregadia?
Nem sempre. Os primeiros pingos de chuva não têm volume suficiente para limpar a pista (retirar óleos, poeira, etc.). Resultado: nos primeiros minutos de chuva, a pista fica extremamente escorregadia. Por isso, mesmo com os primeiros pingos de chuva é aconselhável reduzir a velocidade do carro.
6 - Como devo frear na pista molhada?
Em pista molhada a aderência diminui e aumenta a possibilidade de derrapagem. Por isso, mesmo que os freios e pneus estejam em bom estado, não freie forte e bruscamente. Você deve pisar levemente e de forma progressiva.
Assim as rodas não travam e diminuem os riscos de derrapagem.

Fonte: Shell responde nº 01

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