quinta-feira, 4 de junho de 2009

DOE PLAQUETAS: SEM PLAQUETAS O SANGRAMENTO NÃO PARA

O sangue é composto de glóbulos vermelhos, glóbulos brancos, plasma e plaquetas. As plaquetas ajudam no controle de sangramentos. O sangue contém grande quantidade de plaquetas e parte delas pode ser doada sem causar prejuízo algum à saúde do doador.
A Fundação Pró-Sangue do Hemocentro do Estado de São Paulo conta com decisiva participação da população na campanha Doe Plaquetas: Sem Plaquetas o Sangramento não Pára.
A doação é feita por aférese, ou seja, através de uma agulha colocada na veia do braço do doador, o sangue é bombeado para o interior de um equipamento o qual irá separar o sangue nos seus constituintes. O equipamento irá reter apenas parte das plaquetas, devolvendo para o doador as células restantes. Todo o processo dura cerca de 90 minutos e é necessário atender os mesmos requisitos para doação de sangue.
Além de ajudar muitas pessoas, principalmente as que sofrem de leucemia e outros tipos de câncer, o ato não causa prejuízo ao doador, uma vez que o sangue é rico em plaquetas e são repostas pelo organismo em até 72 horas.
Outras informações e agendamento: (11) 3061-5544 - ramais 321 e 318, disque pró-sangue 0800-55-0300, acesse http://www.prosangue.sp.gov.br ou envie uma mensagem para faleconosco@prosangue.sp.gov.br

Nenhum comentário: