quarta-feira, 9 de setembro de 2009

ASPECTOS ERGONÔMICOS CAUSAM ESTRESSE NO AMBIENTE DE TRABALHO DE CONSERVAÇÃO RODOVIÁRIA - Parte 5 Trabalho analisado

A conservação rodoviária se caracteriza pelas grandes extensões envolvidas, pelos diversos tipos de processos produtivos e pela convivência com o fluxo de veículos e população local.
As equipes em estudo trabalham de segunda à sexta-feira, entre 7 e 17 horas com 1 h hora de intervalo para almoço diário, sem um local fixo de trabalho, na Rodovia Presidente Dutra – NovaDutra – entre Caçapava e São Paulo/Capital, e em toda a extensão das Rodovias Airton Sena e Carvalho Pinto – Ecopista, sendo 5 equipes na NovaDutra e 1 na Ecopista.
O trabalho é preferencialmente em pé, seguido pela posição abaixado – sem sentar - para atingir alcance abaixo da cintura. Tarefas rápidas e dinâmicas que duram no máximo dois dias, muitas vezes alternando durante a mesma jornada. As únicas exceções que se repetem diariamente são: na postura sentada, as dos operadores de rolo compressor e motorista de caminhão, com pausas entre uma operação e outra; na postura em pé, a dos Homens Bandeiras, que contam com rodízio de função entre os colaboradores, permanecendo no máximo por duas horas consecutivas na tarefa.
As atividades desenvolvidas basicamente consistem em:
• Na Nova Dutra: sinalização e fechamento de pista; recuperação de meio-fio, New Jersey, guia, guarda-corpo, caixas d’água, e defensa metálica; colocação, substituição e lavagem de cercas, placas terrestres e aéreas; colocação poda de árvore; remoção de pichação; tampa buraco; poda de árvores e tudo o mais que envolver a rotina de conservação.
• Na Ecopista: sinalização e fechamento de pista, resquadriamento, tampa buraco e qualquer outra que envolva revestimento asfáltico.
Para tal, são usados, entre outros: enxada, picareta, chave de fenda, chave de rosca, colher de pedreiro, broxa, rolo de pintura, pincel para retoque, rompedor (picão), maçarico, máquina de solda, moto-serra, facão, foice, compactador manual, carrinho de mão, vassoura, máquina AVP, martelete, cones, placas sinalizadoras comuns e luminosas, compressor, gerador de energia, rasteleiro, rolo compressor, Bobcat, serra Clipper, regador, retroescavadeira adaptada para levantamento de carga, rastelo, caminhão Muck, cesta para trabalho em altura, etc.
Os EPIs obrigatórios são:
- óculos com lentes cinzas para o trabalho diurno e lentes transparente para o noturno;
- uniforme de alta visibilidade: calça com faixa refletiva, boné árabe e blusa com mangas longas e faixa refletiva;
- protetor auricular tipo concha – abafador - para os operadores de equipamentos, em virtude da vibração a que são submetidos, e plug de inserção para os demais;
- bota de segurança em couro e bico de ferro ou em borracha para o trabalho em áreas úmidas;
- máscaras respiratórias VOPFF2 para o trabalho com massa asfáltica e PFF1 para os demais;
- mangote de raspa;
- máscaras de solda;
- luvas: vaqueta, raspa e nitrílica;
- cinto paraquedista para trabalho em altura, corda, cabo de aço, trava-queda e talabarte;
- aventais de raspa e de alta visibilidade;
- perneira de couro e raspa;
- capa de chuva transparente, para não atrapalhar a visibilidade do uniforme.
- sinalizador individual para trabalhos noturnos.

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