domingo, 8 de novembro de 2009

COMO AS SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS ENTRAM NO CORPO

Para que uma substância química se torne perigosa para a saúde de uma pessoa, primeiramente, ela deve entrar em contato ou penetrar no organismo e deve ter algum efeito biológico sobre o mesmo. Existem três principais vias:
• Inalação ( respiração)
• Contato com a pele
• Sistema digestivo(ingestão ou alimentação)
A respiração do ar contaminado é a maneira mais comum pela qual as substâncias presentes no ambiente de trabalho entram no organismo. Algumas substâncias, quando entram em contato com o organismo, podem atravessar a pele e entrar na corrente sanguínea. De uma forma menos comum, substâncias químicas presentes no local de trabalho podem ser ingeridas acidentalmente se a alimentação ou os cigarros (ou as mãos) estiverem contaminados. Por esta razão, trabalhadores não devem beber, comer ou fumar nas áreas onde estão expostos a substâncias químicas que sejam tóxicas.
Os olhos também podem ser uma via de entrada. Entretanto, normalmente, apenas quantidades muito pequenas de substâncias químicas presentes no local de trabalho entram no organismo através da boca ou dos olhos.
Independentemente da maneira com que uma substância química entre no organismo, uma vez esteja no corpo, ela é distribuída a qualquer ponto através da corrente sanguínea. Desta forma, as substâncias químicas podem atacar e prejudicar órgãos que estejam distantes do ponto original de entrada, da mesma maneira que podem atingir o ponto por onde entraram no organismo.

Nenhum comentário: