terça-feira, 8 de dezembro de 2009

MÁS CONDIÇÕES ERGONÔMICAS E ACIDENTES DE TRABALHO

Qual a relação da ergonomia com os acidentes de trabalho?
A ergonomia tem como objeto de estudo o relacionamento entre o homem e o trabalho, buscando solucionar os problemas surgidos desse relacionamento. Portanto, os acidentes de trabalho também são estudados por ela. De acordo com os estudos atuais na área de segurança do trabalho, os acidentes são causados por atos inseguros (90%) e/ou condições inseguras (10%) no trabalho.
Existem muitos trabalhos sobre as doenças ocupacionais resultantes de condições ergonômicas inadequadas, mas poucos profissionais da área de saúde e segurança do trabalho consideram esta situação como causa dos acidentes de trabalho. No entanto, está comprovado que a maioria destes acidentes se relaciona diretamente com aspectos da organização do trabalho (Soares et al, 2004).
Por isso, a ergonomia possui uma importante função na diminuição dos riscos ocupacionais a que estão expostos os trabalhadores das indústrias, analisando principalmente os erros humanos, os quais estão relacionados aos atos inseguros, que são a principal origem dos acidentes de trabalho.

O que são atos inseguros?
Atos inseguros são falhas humanas que podem provocar acidentes de trabalho. Suas consequências podem atingir um ou mais indivíduos. Entretanto, na maioria dos casos, os atos inseguros, mesmo sendo considerados erros individuais, têm sua causa primordial na organização inadequada do trabalho.
O erro humano, portanto, deve ser visto como o efeito e não a causa de problemas relacionados ao modo de produção dentro das indústrias. Sua incidência está ligada a sobrecarga física e psíquica imposta aos trabalhadores e a forma como este reage a tal condição. Segundo Almeida e Baumecker (2004), o erro humano está relacionado essencialmente às más condições ergonômicas presentes no ambiente de trabalho.
Os atos inseguros podem ser:
•Conscientes – quando o trabalhador sabe que está se expondo ao perigo;
•Inconscientes – quando o trabalhador desconhece que está exposto a um perigo;
•Circunstanciais – quando o trabalhador, conhecendo ou não o perigo a que está exposto, pratica um ato inseguro devido a uma força maior.
O que são condições inseguras?
Condições inseguras são falhas físicas que comprometem a segurança do trabalhador, ou seja, são defeitos, irregularidades técnicas, falta de dispositivos de segurança e outros fatores que põem em risco a integridade física e/ou a saúde dos trabalhadores e a segurança das instalações e dos equipamentos de uma empresa. Uma condição insegura é uma situação referente ao local de trabalho, que pode provocar acidentes ou danos materiais, se não for devidamente controlada.

Qual a importância da prevenção dos acidentes de trabalho?
Os acidentes de trabalho representam prejuízo para toda a sociedade, sendo que o desenvolvimento de ações para a redução da sua incidência é de extrema importância para todos os envolvidos (governo, empregadores e trabalhadores). Além dos danos a saúde dos operários, os acidentes laborais também geram grandes prejuízos para a economia nacional (Ministério do Trabalho e Emprego, 2001).
O estudo das possíveis causas dos acidentes de trabalho, com o objetivo de prevenir sua ocorrência, é realizado por meio do planejamento e do controle das condições de trabalho existentes nas empresas, através da identificação, avaliação e eliminação dos riscos presentes no local. Proteger o trabalhador com medidas adequadas, entre elas as ergonômicas, é a meta principal da segurança do trabalho.

Quais são as causas dos acidentes de trabalho relacionadas às más condições ergonômicas?
As principais causas de acidentes de trabalho diretamente relacionadas com as condições ergonômicas impróprias dentro de uma empresa, são:
· Inadequação das condições de trabalho com as características físicas dos trabalhadores;
· Exigência de esforço físico intenso e ritmo de trabalho excessivo;
· Levantamento e transporte manual de carga;
· Adoção de posturas desconfortáveis pelo trabalhador;
· Controle rígido da produtividade pelo empregador;
· Jornada de trabalho prolongada;
· Tarefas monótonas e movimentos repetitivos.
Os fatores de risco ergonômicos provocam danos físicos e psicológicos nos trabalhadores que podem prejudicar não apenas sua produtividade, como também sua segurança. Quando a carga de trabalho supera a capacidade do empregado e ele não consegue modificá-la, ocorre o aumento do número de acidentes de trabalho.

Como a ergonomia pode diminuir a incidência dos acidentes de trabalho?
Para diminuir da ocorrência de acidentes de trabalho nas indústrias, a ergonomia deve atuar na adaptação do trabalho ao homem, tentando eliminar as causas dos atos inseguros. A principal finalidade do trabalho é a produção, no entanto, produzir com segurança deve ser o objetivo da ergonomia (Gonçalves et al, 2005).
A produtividade dos empregados deve ser estimulada em conjunto com os princípios de saúde e segurança, eliminando-se os fatores de risco relacionados aos acidentes de trabalho e prevenindo a ocorrência destes incidentes. Para uma correta intervenção ergonômica em uma indústria, visando à prevenção dos acidentes de trabalho, é necessária a realização da análise ergonômica criteriosa das situações organizacionais específicas que possam acarretar o erro humano, com o objetivo de gerenciar potenciais situações de risco.
A segurança do trabalho depende do reconhecimento dos limites físicos do homem, tomando medidas para adaptar os indivíduos a condições dignas de trabalho e prevenindo graves danos à saúde dos trabalhadores. É importante, ainda, que todo empregado receba treinamento e orientações satisfatórias quanto aos métodos de trabalho seguro que devem ser utilizados para proteger sua saúde e prevenir os acidentes de trabalho.

Veja mais sobre este assunto:
A Visão da Ergonomia sobre os Atos Inseguros como Causadores de Acidentes de Trabalho.
http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2005_Enegep0405_0449.pdf

Condição Anti-Ergonômica como Causa de Acidente de Trabalho.
http://www.fea.fumec.br/biblioteca/artigos/producao/ergonomica.pdf

Máquinas e Acidentes de Trabalho – Ministério do Trabalho e Emprego.
http://www.mte.gov.br/seg_sau/pub_cne_acidentes_trabalho.pdf

Nenhum comentário: