terça-feira, 8 de dezembro de 2009

PREVENÇÃO DA DOR LOMBAR

Qual o tipo de lesão mais comum resultante da movimentação manual de materiais?
Talvez seja justo dizer que todo trabalhador que levanta peso ou realiza outras tarefas de movimentação manual está exposto a algum risco de lesão osteomuscular. A eliminação total desse tipo de risco não é realista, uma vez que a movimentação manual de materiais envolve posturas incômodas e movimentos de força repetitivos. Entretanto, as pessoas podem reduzir substancialmente o número e a gravidade de lesões relacionadas com a movimentação manual de materiais, adotando práticas de trabalho seguras.
Como podemos evitar a lesão lombar resultante da movimentação manual de materiais?
Para prevenir lesões lombares ocupacionais, é essencial identificarem-se os fatores de movimentação manual de materiais que tornam o trabalhador mais suscetível a lesões ou que contribuem mais diretamente para lesões.
Quando os esforços para prevenir lesões decorrentes da movimentação manual de materiais enfocam apenas um fator de risco, não reduzem significativamente a taxa de lesões. Uma abordagem mais bem sucedida como aquela oferecida pela ergonomia, combina conhecimentos de engenharia, ambiente, e capacidades e limitações humanas. Os seguintes aspectos devem ser considerados:
•Organização do fluxo de trabalho
•Desenho/redesenho de tarefas (incluindo o ambiente)
•Procedimentos pré-triagem, quando necessário
•Treinamento
Como a organização do fluxo de trabalho reduz o risco de lesão lombar decorrente da movimentação manual de materiais?
Freqüentemente, o mau planejamento do fluxo de trabalho resulta na movimentação manual desnecessária ou repetitiva do mesmo objeto. Quando os artigos são temporariamente armazenados em um local, transferidos para outro e armazenados novamente, um fluxo de trabalho mais eficiente pode eliminar muitas tarefas prejudiciais de movimentação manual de materiais.
Como o desenho/redesenho de tarefas reduz o risco de lesão lombar resultante da movimentação manual de materiais?
O desenho ou redesenho de tarefas envolvendo movimentação manual de materiais deve ser abordado nos seguintes estágios:
•eliminação de movimentação manual de materiais pesados
•diminuição das demandas de movimentação manual de materiais
•redução de movimentos corporais estressantes
•melhoria das condições ambientais
Como eliminar a movimentação manual de materiais pesados?
Considere o uso de sistemas de movimentação de materiais elétricos ou mecânicos, caso a eliminação da movimentação manual de materiais não seja possível. Equipamentos mecânicos diminuem substancialmente o risco de lesões lombares, ao reduzir o esforço físico do trabalhador, necessário para manusear objetos pesados.
Movimentações manuais tais como levantar e carregar objetos podem ser facilitadas e se tornar mais seguras com o uso de mesas levadiças, esteiras de transporte, cangas ou caminhões. Depósitos ou lixeiras verticais podem ajudar na destinação de materiais. Auxílios mecânicos também reduzem a necessidade de selecionar trabalhadores para a tarefa, mas é essencial que o trabalhador seja adequadamente treinado no uso seguro do equipamento disponível.
Como reduzir demandas de movimentação manual de materiais?
Se os auxílios mecânicos não puderem eliminar a movimentação manual, reduza as demandas de movimentação manual de materiais. Há várias formas de fazê-lo:
•Diminua o peso dos objetos manuseados a limites aceitáveis.
•Reduza o peso, designando duas pessoas para levantar os materiais ou dividindo os materiais em dois ou mais receptáculos. O uso de receptáculos de plástico, leves, também reduz o peso dos materiais.
•Mude o tipo de movimentação manual de materiais. Baixar objetos requer menos esforço do que levantá-los. Puxar objetos exige menos esforços do que empurrá-los.
•Modifique o leiaute da área de trabalho. Reduzir as distâncias horizontais e verticais do levantamento diminui substancialmente as demandas de movimentação manual de materiais. Reduzir as distâncias de deslocamento para carregar, empurrar ou puxar objetos também reduz as demandas de esforço.
•Conceda um tempo maior para tarefas de movimentação manual repetitivas. Isso reduz a freqüência da movimentação manual repetitiva e aumenta os períodos entre trabalho/descanso.
•Alterne tarefas pesadas com tarefas mais leves para reduzir o acúmulo de cansaço.
Como reduzir movimentos corporais estressantes na movimentação manual de materiais?
É importante que o desenho da movimentação manual de materiais permita ao trabalhador realizar tarefas sem excessos de inclinações ou rotações do corpo. Esses movimentos corporais são bastante perigosos e podem causar lesões lombares, mesmo quando não combinados com a movimentação manual de materiais.
•Forneça todos os materiais a um nível de trabalho ajustado ao tamanho corporal do trabalhador.
•Elimine prateleiras profundas pra evitar inclinações.
•Garanta espaço suficiente para a rotação de todo o corpo.
•Coloque os objetos ao alcance das mãos.
•Garanta acesso livre e fácil às cargas.
•Use eslingas ou ganchos para movimentar cargas sem alças.
•Equilibre o conteúdo de receptáculos.
•Use receptáculos rígidos.
•Modifique o formato das cargas, para que possam ser manuseadas próximo ao corpo.
Como podemos melhorar o ambiente para reduzir o risco de lesões causadas pela movimentação manual de materiais?
O desenho do ambiente de trabalho é um elemento importante na prevenção de lesões lombares.
•Mantenha a temperatura da área de trabalho entre 18C e 21C, quando possível.
•Garanta um cronograma de trabalho/descanso. Em casos extremos que requeiram movimentação manual de materiais pesados em temperaturas acima de 30C, os períodos de descanso ou tarefas com materiais de trabalho leve devem responder por 75% do período de trabalho.
•Use roupas apropriadas para diminuir a absorção de calor pelo corpo e aumentar a evaporação. Isso é particularmente importante para pessoas que precisam trabalhar em ambientes com alta temperatura.
•Incentive o uso de roupas de proteção apropriadas para pessoas que trabalham em ambientes frios. Isso é essencial pra proteger o trabalhador da hipotermia e manter a agilidade necessária para um trabalho seguro.
•Ilumine a área de trabalho onde há movimentação manual de materiais no nível de 200 lux.
•Use iluminação direta (específica para o tipo de tarefa realizado) ou outras fontes adicionais de iluminação para melhorar a capacidade de enxergar claramente, quando a movimentação manual de materiais exigir discriminação visual precisa.
•Use iluminação angular e contraste de cores para melhorar a percepção de profundidade. Isso ajuda o trabalhador quando a movimentação manual de materiais envolve subir escadas ou mover-se em corredores.
Quando as tarefas de movimentação manual de materiais forem realizadas ao ar livre, as condições de temperatura, inclusive o “humidex”, ou índice de calor (em temperaturas altas) ou o fator de velocidade do vento (em temperaturas baixas), devem ser rigorosamente monitoradas .
•Reduza as tarefas de movimentação manual de materiais à metade quando a temperatura ultrapassar 28oC.
•Interrompa a movimentação manual de materiais quando a temperatura ultrapassar 40oC.
•Restrinja a movimentação manual de materiais ao mínimo quando a sensação de frio em relação ao vento estiver abaixo de -25oC.
•Interrompa a movimentação manual de materiais quando a sensação de frio em relação ao vento estiver abaixo de -35oC.
Mais detalhes sobre trabalhos e atividades envolvendo movimentação manual de materiais em ambientes quentes e frios estão disponíveis nas publicações do CCOHS Groundskeepers Safety Guide (Guia de Segurança de Conservação de Parques e Jardins) e Cold Weather Worker's Safety Guide (Guia de Segurança do Trabalhador para Tempo Frio).
Qual a eficácia da pré-triagem na prevenção de lesões lombares?
O objetivo da pré-triagem é selecionar indivíduos menos propensos a lesões, em trabalhos que envolvam movimentação manual de materiais. Raios-X, exames médicos e testes psicológicos podem ser prejudiciais em determinadas circunstâncias, ou não ser suficientemente específicos para alcançar o objetivo pretendido, uma vez que não reduzem a ocorrência de lesões lombares ocupacionais entre os indivíduos selecionados. Pior ainda, os procedimentos de seleção podem ser abusivos quando aplicados como um substituto do desenho do trabalho.
A única situação na qual a pré-triagem pode ser justificada como medida preventiva é quando um trabalho envolver intensa movimentação manual de materiais em um ambiente imprevisível e incontrolável, como, por exemplo, combate de incêndios, resgate em minas e na água e trabalho policial. Mesmo nesses casos, os testes selecionados devem refletir claramente os requisitos previstos para o trabalho. De longe, o melhor método de pré-seleção, caso se deva adotar um, é a realização da tarefa real.
O treinamento reduz lesões lombares?
Há poucas evidências indicando que o treinamento reduz o número de lesões por movimentação manual de materiais. Quando aliado ao desenho do trabalho, o treinamento é um elemento importante na prevenção de lesões. Um treinamento adequado também mostra ao trabalhador como contribuir ativamente para a prevenção de lesões. Um bom programa de treinamento deve:
•Informar o trabalhador sobre os perigos da movimentação manual de materiais
•Demonstrar formas para evitar estresse desnecessário
•Ensinar ao trabalhador como manusear materiais com segurança
A instrução sobre como levantar uma carga “apropriadamente” é a questão mais polêmica no treinamento de movimentação manual de materiais. Não há uma única forma correta para levantar uma carga, uma vez que o levantamento sempre pode ser feito de diferentes formas. Por esse motivo, o treinamento específico, no local de trabalho, é essencial. Na realidade, algumas vezes é mais seguro permitir ao trabalhador usar o bom senso adquirido com a experiência, do que forçar novos procedimentos biomecanicamente corretos. Mas há algumas regras gerais para o levantamento cargas.
•Prepare-se para levantar a carga aquecendo os músculos.
•Posicione-se próximo à carga, de frente para a área na qual pretende se mover.
•Posicione os pés a uma distância entre ambos que permita um bom equilíbrio.
•Segure a carga com firmeza.
•Mantenha os braços esticados.
•Contraia a musculatura abdominal.
•Coloque o queixo na direção do peito.
•Inicie o levantamento com o peso corporal.
•Levante a carga próxima ao corpo.
•Levante a carga vagarosamente, sem empuxos.
•Evite rotações e inclinações do corpo ao levantar a carga.
•Não levante a carga se não estiver convencido de que pode agüentá-la com segurança.
Também é importante que os trabalhadores:
•Aproveitem os períodos de descanso para relaxar músculos cansados; isso previne o acúmulo de fadiga.
•Informe incômodos sentidos durante o trabalho; isso pode ajudar a identificar riscos e corrigir condições de trabalho.
Finalmente, há um aspecto do treinamento que não pode ser negligenciado, para que o treinamento seja parte de um programa eficaz de prevenção.
Os trabalhadores devem ser informados que músculos, tendões e ligamentos não estão preparados para o estresse físico de tarefas de movimentação manual de materiais quando não estão “aquecidos”, podendo ocasionar pinçamento, rompimento ou paralisia quando subitamente estirados ou contraídos nessas condições. Essa situação, suficientemente dolorida por si só, pode causar lesões mais graves e permanentes, se o trabalho fisicamente estressante não for interrompido. O aquecimento e a preparação mental para tarefas que exigem esforço físico são importantes para qualquer tipo de movimentação manual de materiais, mas particularmente para tarefas eventuais, nas quais o trabalhador não está acostumado a manusear cargas. Os trabalhadores estarão mais propensos a adotar uma atitude de “disposição” para a tarefa à frente, quando entenderem que outras medidas preventivas também estão sendo testadas.

Nenhum comentário: